10.3.17

Luvas de Látex, Nitrílicas ou de Vinil?

Dentro de um laboratório, as luvas são equipamentos de proteção individual obrigatórios para quase todo tipo de procedimento, protegendo o trabalhador de possíveis riscos. Ao selecionar as luvas de proteção, existem quatro perguntas básicas a se considerar:

► Quão tóxico ou infeccioso é o material se absorvido pela pele?
► Como a luva será utilizada?
► Os testes de qualidade do fabricante são realizados frequentemente?
► Qual é o custo do produto?

Conhecer os pontos positivos e negativos dos principais materiais pode ajudar na escolha da luva mais adequada para protegê-lo durante sua jornada de trabalho. É importante identificar as ameaças a que o profissional estará submetido e determinar se ele terá contato pontual ou prolongado com materiais prejudiciais.

Luvas de Látex



O látex é um material natural proveniente de extrativismo vegetal e a escolha mais popular de proteção para uso médico ou industrial. Algumas pessoas possuem alergia ao látex, o que torna inviável o uso das luvas. Em contrapartida, quando não há nenhuma causa impeditiva, as luvas de látex têm uma ligeira vantagem sobre as de outros materiais, pois propiciam mais conforto e destreza durante as atividades.

Características:

☛ Muito confortáveis
☛ Alto nível de sensibilidade
☛ Duráveis por um longo período de tempo
☛ Protegem bem em situações de alto risco com materiais infecciosos
☛ Opções com ou sem pó
☛ Material elástico e forte
☛ Estéreis ou não
☛ Biodegradáveis
☛ Ótimo custo-benefício

Luvas Nitrílicas



As luvas nitrílicas são feitas de borracha sintética, ideais quando a pessoa possui alergia ao látex. Seu principal ponto positivo é a resistência à perfuração, tento muita aprovação na área médica. Devido à resistência, essas luvas geralmente são mais caras do que as produzidas com outros materiais.

Características:

☛ Confortáveis
☛ Sem látex
☛ São resistentes à perfuração e produtos químicos
☛ Alto nível de sensibilidade
☛ Duráveis por um longo período de tempo
☛ Protegem bem em situações de alto risco com materiais infecciosos
☛ Disponíveis em várias cores
☛ Mais caras


Luvas de Vinil



As luvas produzidas com o composto químico vinil são o produto de escolha das indústria de alimentos e das empresas cujas situações de trabalho não exigem altos níveis de durabilidade e proteção. Embora possam ser menos duráveis, geralmente são a opção mais barata do mercado.

Características:

☛ Ajuste fraco
☛ Sem látex
☛ Transparentes
☛ Protegem bem em situações momentâneas com menor risco
☛ Propriedades antiestáticas
☛ Opções com ou sem pó
☛ Mais baratas



COMPARTILHE

Autor(a):

Os artigos do blog são destinados a estudantes, profissionais e pessoas que se interessam pela biomedicina e demais áreas da saúde. O conteúdo não visa substituir as orientações de um médico, portanto não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação.

0 comentários: