Bolsas de Estudo
A cintilografia é um método de diagnóstico por imagem da medicina nuclear no qual radioisótopos marcados com outras moléculas são administrados via intravenosa ou via oral e migram para um órgão ou tecido específico. A formação da imagem ocorre quando a radiação emitida (cintilação) é captada pela câmara gama.

Cintilografia evidenciando metástases, à esquerda, e cintilografia após quimioterapia bem-sucedida, à direita (Imagem: World Journal of Surgical Oncology).

Ao contrário da radiografia, na qual uma parte do corpo é exposta à radiação ionizante na forma de raios-X, na cintilografia a radioatividade distribuída internamente emite radiação gama para gerar imagens do corpo.

No procedimento, os radiomarcadores localizam-se em órgãos e tecidos específicos, dependendo do tipo de substância utilizada e, em seguida, emitem pequenos feixes de radiação (raios gama) que podem ser detectados pela câmara gama. Os radionuclídeos são utilizados em vários campos da medicina, como a identificação de áreas de infecção ou tumores ósseos. Varreduras ósseas e tireoidianas são exemplos comuns de aplicação dos radionuclídeos. No trato gastrointestinal, eles podem ser usados ​​para identificar locais de sangramento, medir a extensão de uma inflamação e avaliar o movimento de substâncias alimentares pelo estômago.

Existem diversas variações da cintilografia e os diferentes tipos de radionuclídeos são utilizados para a obtenção de imagens específicas das partes do corpo. Esses exames podem ser associados a radiografias e ultrassonografias para uma melhor compreensão do estado clínico do paciente. Abaixo, algumas das principais aplicações:

Cintilografia de perfusão miocárdica: realizada para mostrar o fluxo de sangue ou exibir a capacidade de bombeamento do músculo cardíaco. Após um ataque cardíaco, pode-se encontrar áreas danificadas do músculo cardíaco. O teste pode ser feito durante o exercício (esteira) ou em repouso.

Cintilografia óssea: avalia a distribuição da formação óssea ativa no esqueleto, relacionada a doenças malignas e benignas, bem como processos fisiológicos. A maioria das condições patológicas, de origem infecciosa, traumática, neoplásica ou outra, está associada a um aumento da vascularização e remodelação óssea local, que é refletida no aumento da captação do marcador radioativo.

Cintilografia com leucócitos marcados: realizada em pacientes com suspeita de infecção ou inflamação de origem desconhecida, detecção e acompanhamento de quadros de osteomielite, aneurismas micóticos, entre outros.

Cintilografia com hemácias marcadas: realizada em pacientes com suspeita de sangramento gastrointestinal para visualização da atividade do sangramento, localização do local da hemorragia e determinação do volume do sangramento para fins prognósticos.

➨ Cintilografia da tireoide: exame para avaliar a anatomia e fisiologia da glândula tireoide, detectar distúrbios metabólicos e auxiliar no diagnóstico diferencial da doença de Graves e outras formas de hipertireoidismo.

Cintilografia do fígado e vias biliares: realizada para avaliar a vesícula biliar, examinando a função excretora de bile do fígado e rastrear o fluxo de bile do fígado para o intestino delgado. Pode detectar quadros de colecistite aguda, distúrbios crônicos, obstrução do trato biliar e exibir anormalidades congênitas das vias biliares.

Durante a cintilografia, o paciente deve manter-se imóvel, de modo que a câmara gama possa detectar a radiação emitida e obter imagens precisas. O tempo necessário varia em função da parte do corpo examinada e da substância utilizada. Ao final, recomenda-se a ingestão de água para permitir que os rins removam os produtos químicos do organismo. Como a radiação pode afetar o feto, o exame não é recomendado para mulheres no período de gestação.

Comente!

Postagem Anterior Próxima Postagem
---
Manual da Coleta de Sangue Venoso
Adquira o seu exemplar
Seja um afiliado e venda o nosso manual - saiba como
---
---
Quer tirar fotos do microscópio com o seu celular?
Conheça o Citohelper
Utilize o cupom BIOMEDBRASIL e ganhe R$ 10 de desconto
---