Bolsas de Estudo
A Portaria nº 64, de 11 de dezembro de 2018, determina que os laboratórios das redes pública e privada, de todas as unidades federadas, utilizem as normas para interpretação dos testes de sensibilidade aos antimicrobianos baseadas nos documentos da versão brasileira do European Committee on Antimicrobial Susceptibility Testing (EUCAST / versão BrCAST).


Segundo o documento, a medida foi tomada devido à necessidade de padronização da interpretação dos testes de sensibilidade aos antimicrobianos nos laboratórios clínicos e de pesquisa, assim como fortalecer a rede laboratorial melhorando a qualidade dos resultados para uma melhor vigilância epidemiológica e clínica.

Tais ações ajudariam adequadamente a prescrição do medicamento, bem como auxiliariam as medidas de prevenção e controle para impedir a disseminação de doenças infectocontagiosas.

A Secretaria de Vigilância à Saúde (SVS/MS) disponibilizará os documentos de forma gratuita, em português, de livre acesso, na forma digital e com opção de impressão, no endereço eletrônico: http://portalms.saude.gov.br/svs. Vale lembrar que os documentos atualizados já são disponibilizados em português no site do comitê BrCAST e são gratuitos.

O prazo para os laboratórios se adequarem à metodologia BrCAST é de 12 (doze) meses, contados a partir da data de publicação da Portaria.

O BrCAST é um comitê designado conjuntamente pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, Sociedade Brasileira de Infectologia, Sociedade Brasileira de Microbiologia e Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial.

Os objetivos principais são representar o Brasil nas instituições que atuem ativamente na padronização de testes de sensibilidade aos antimicrobianos e buscar um consenso internacional e/ou harmonização com o European Committee on Antimicrobial Susceptibility Testing (EUCAST) e o Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI).

Leia a Portaria nº 64 na íntegra, clicando aqui.

Comente!

Postagem Anterior Próxima Postagem
---
Manual da Coleta de Sangue Venoso
Adquira o seu exemplar
Seja um afiliado e venda o nosso manual - saiba como
---
---
Quer tirar fotos do microscópio com o seu celular?
Conheça o Citohelper
Utilize o cupom BIOMEDBRASIL e ganhe R$ 10 de desconto
---