Bolsas de Estudo
Karina Possa Abrahão é formada em Biomedicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Fez o 4º ano da faculdade no Departamento de Psicobiologia e em 2006 iniciou um mestrado no mesmo departamento trabalhando com neurobiologia e efeitos comportamentais do álcool. No início de 2008, aplicou-se para um doutorado também no Departamento de Psicobiologia da UNIFESP, no qual desenvolveu um projeto sobre adaptações cerebrais associadas com diferenças comportamentais eliciadas pelo tratamento crônico com álcool. Fez um ano de doutorado sanduíche na Wake Forest University (WFU, USA), onde aprendeu técnicas de eletrofisiologia e quantificação protéica. Terminou o doutorado em 2012, e se engajou em um projeto de postdoc sobre estudo de plasticidade sináptica e memória em animais tratados com etanol no Departamento de Farmacologia da Universidade de São Paulo em colaboração com o Department of Physiology and Pharmacology da WFU. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP. Tem interesse na área de neurobiologia dos efeitos agudos e crônicos do álcool e outras drogas. Utiliza técnicas de farmacologia, imunofluorescência, eletrofisiologia celular, optogenética, quimiogenética, fotometria e comportamento para desvendar a cascata de eventos neurais desencadeada desde as primeiras exposições ao álcool até seu consumo crônico e descontrolado.
Contatos → Eureka Brasil


Entrevista

Por que decidiu seguir a área da Psicobiologia?
Karina - Porque depois de ter perambulado por diversos departamentos da UNIFESP e observado experimentos com cultura de célula, genética ou microbiologia, o que mais me chamou atenção foi ver o comportamento de um camundongo após administração de álcool, que diga-se de passagem, é bem parecido com nós, humanos. A partir daí sabia que queria fazer ciência que envolvesse comportamento e, consequentemente, o cérebro. Via Psicobiologia eu decidi por ser Neurocientista.

Como está o mercado de trabalho para os neurocientistas?
Karina - Eu diria que a minha avaliação da Psicobiologia como especialização para um biomédico é ruim. Devemos considerar aqui que diversas áreas fazem estágios ou pós-graduação em Psicobiologia, desde psicólogos, farmacêuticos, enfermeiros, médicos, biólogos etc. No geral a Psicobiologia é muito interessante para quem quer seguir a carreira acadêmica e trabalhar com ciência, mas ao meu ver, deixa a desejar quando o intuito é voltar para a indústria. Isso porque na Psicobiologia aprendemos técnicas científicas importantes mas ainda não muito usadas por empresas no Brasil. Por outro lado, vejo um enorme campo de trabalho na educação de graduação e pós-graduação. Se bem cursado, a habilitação em Psicobiologia dá um embasamento neurocientífico muito interessante.

Existem vantagens e desvantagens na Psicobiologia? Quais?
Karina - Acho que as vantagens e desvantagens estão associadas ao mercado de trabalho que o indivíduo quer seguir e mais ou menos ao que citei anteriormente. Acrescentaria que uma característica da Psicobiologia pode ser uma vantagem e uma desvantagem. A Psicobiologia é uma disciplina ampla. Isso é interessante do ponto de vista de cultura e conhecimento abrangente de determinado assunto. No entanto, deixa a desejar no caráter específico do conhecimento, o que pode vir a ter desdobramentos negativos.

Suas dicas e considerações.
Karina - Tenho uma visão real dos aspectos negativos e positivos da carreira, mas sou uma entusiasta e positivista em relação à Psicobiologia e à Neurociência. Apesar do declínio de investimento financeiro em ciência nos EUA, a neurociência ainda tem se sustentado um pouco melhor que outras áreas do conhecimento. Além disso, existe um crescente interesse de se usar o conhecimento da neurociência em diversos aspectos da vida do indivíduo: propaganda, educação, saúde mental etc. Caso queiram trocar mais ideias e discutir mais sobre assunto, entrem em contato. Obrigada pelo convite para a entrevista!

Comente!

Postagem Anterior Próxima Postagem
---
Manual da Coleta de Sangue Venoso
Adquira o seu exemplar
Seja um afiliado e venda o nosso manual - saiba como
---
---
Quer tirar fotos do microscópio com o seu celular?
Conheça o Citohelper
Utilize o cupom BIOMEDBRASIL e ganhe R$ 10 de desconto
---