Últimas Novidades

Entrevista com a biomédica embriologista Marcia Riboldi

Marcia Riboldi é graduada em biomedicina pelo Centro Universitário Feevale, especialista em reprodução humana na Fertilitat Centro de Reprodução Assistida, Huntington Medicina Reprodutiva (Brasil) e no Instituto Valenciano de Infertilidade – IVI (Espanha). Possui experiência na área de Células-Tronco Embrionárias e Adultas e também em pesquisas relacionadas à preservação da Fertilidade Humana e Diferenciação a Gametas, realizados no Banco de Líneas Celulares – Nodo Valenciano – Centro de Investigación Príncipe Felipe (Espanha). Doutora em Ginecologia e Obstetrícia, é Country Manager, diretora e responsável técnica da Igenomix no Brasil, que realiza serviços de genética reprodutiva avançada. Suas linhas de pesquisa atuais são a receptividade endometrial e a implantação embrionária.
Contato → Igenomix


Entrevista

O que a motivou escolher a área de Embriologia?
Marcia Riboldi - Saber que é possível ajudar os casais que possuem alguma dificuldade reprodutiva em poder realizar seus sonhos ou ainda prevenir alguma doença hereditária em algumas famílias são coisas fascinantes. Hoje, a Reprodução Humana está trazendo novas possibilidades a casais que há tempos atrás nem sequer poderiam pensar em ter filhos. Ou ainda está evitando que novas gerações sofram de doenças graves e raras por, no passado, não terem conhecimento ou outra alternativa.

Como é a carreira de quem escolhe seguir nessa especialidade?
Marcia Riboldi - Muito promissora. Cada ano que passa, as mulheres estão mais ativas no mercado de trabalho e hoje o objeto de muitas é ter uma carreira profissional e não mais serem apenas mães. As duas opções são possíveis, porém é necessário saber que todas nós, mulheres, temos um relógio biológico. Nascemos com os nossos óvulos que vão envelhecendo com os anos. Hoje, com os avanços das técnicas de Reprodução, somos capazes de congelar os óvulos e mantê-los por anos em “stand by” para que os mesmos não envelheçam e possam ser utilizados posteriormente com o auxílio de outras técnicas, como a Fertilização in vitro. Isso expande ainda mais as diferentes linhas em que a Reprodução Humana pode atuar, desde uma simples Fertilização in vitro até uma seleção genética embrionária.

Cite algumas vantagens e desvantagens na Reprodução Humana.
Marcia Riboldi - Para mim, as vantagens são os inúmeros benefícios que a utilização das técnicas de reprodução podem alcançar, tais como:
- Possibilitar que pacientes com ligação de trompas possam ficar grávidas;
- Preservar a fertilidade em pacientes com câncer;
- Selecionar embriões saudáveis através de diferentes técnicas;
- Diminuir os riscos de falhas de implantação e abortos;
- Prevenir o nascimento de um bebê com Síndrome de Down, Edwards e Patau;
- Minimizar o risco de gestações múltiplas;
- Facilitar a fertilização em pacientes que possuem alguma dificuldade.

Enfim, inúmeras opções que dependem de cada histórico para serem utilizadas em benefício do casal. Porém, se todas essas técnicas não forem utilizadas dentro da ética, o uso delas pode acarretar uma série de complicações. Além disso, não ter controle no número de embriões transferidos durante muito tempo acabou gerando uma série de gestações múltiplas que põem em risco a saúde materna. Outro ponto importante é ter claro que nenhum tratamento tem 100% de eficiência e que muitas vezes, mesmo utilizando as técnicas mais avançadas, o sucesso não está garantido.

Suas considerações finais.
Marcia Riboldi - Um ponto importante, independente da área que o biomédico for seguir na sua carreira, é estar sempre em uma linha. O fato de ter um objetivo em uma determinada área facilita a entrada no mercado. Não ficar pulando de galho em galho e mudando de área após a finalização do curso é importante e beneficia, para quem sabe no futuro, ser especialista em uma determinada linha de diagnóstico.

Planejar o futuro após a formação é fundamental, traçar as metas e determinar os tempos para alcançar esses objetivos também. Pois, dessa forma sabemos como as coisas estão caminhando e se estamos tendo respostas adequadas e que coincidem com nossas decisões.

Hoje a Reprodução Humana é um mercado promissor como muitos outros em diferentes áreas. O importante é gostar do que se faz, porque se você tem dedicação e é apaixonado(a) pelo que faz as coisas acontecem e o resultado final sempre aparece.