Últimas Novidades

Entrevista exclusiva com Dr. Bactéria

Em entrevista exclusiva ao blog Biomedicina Brasil, o biomédico Roberto Martins Figueiredo (Dr. Bactéria) fala de sua carreira, projetos, um pouco da sua vida e da sua formação.


Graduado em Biomedicina pela Universidade OSEC, atual Universidade UNISA (1978). Concluiu a especialização em Saúde Pública e Marketing. Atualmente é biomédico no Centro de Assessoria em Higiene Ambiental - Microbiotécnica, RMF assessoria e TV Record. Exerce atividades na área de microbiologia, palestras, TV e publicidade.

Roberto Martins Figueiredo - CRBM 1 - 1003
O biomédico e consultor Roberto Martins Figueiredo, uma das principais autoridades brasileiras em saúde pública e um dos maiores especialistas em higiene de alimentos, é especializado em Saúde Pública e em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Engenharia da Qualidade (Controle de Processos e Auditorias) pela Universidade de São Paulo (USP).

Apresentou o quadro “Dr. Bactéria”, no Fantástico, programa da Rede Globo, "Dr Bactéria” no Hoje em Dia e no Tudo é Possível da Record TV. Atualmente é contratado do Departamento de Jornalismo da Record TV. Roberto também é diretor técnico da Microbiotécnica - Centro de Assessoria em Higiene e Saneamento Ambiental, onde são realizadas pesquisas e análises de alimentos, utensílios e equipamentos, atendendo a indústrias de alimentos, cozinhas industriais e restaurantes.

Além disso, é Professor em cursos de pós-graduação e Palestrante por Todo o Brasil.
Consultor da Rádio Jovem Pan, Roberto Figueiredo possui 05 livros publicados: "Programa de Redução de Patógenos" - Ed. Manole, "Como não Comer Fungos, Bactérias e outros Bichos que fazem Mal" - Ed. Manole, "As armadilhas de uma Cozinha" - Ed. Manole, "Dr. Bactéria" - Ed. Globo , "Xo, Bactéria!" - Ed. Manole.

Conselheiro do CRBM1 - Conselho Regional de Biomedicina - Membro da Comissão de Ética.

Estrelou várias campanhas - Cervejaria Petrópolis, Ar Condicionado LG, Bettani - Esponjas, Vinagres Castelo - Vinagre de Álcool Concentrado 6%, Filtros Pureit (Lever), Sabonetes Dettol (Reckitt Benckiser), Bicarbonato de Sódio Linha Tio Bonato (Raudi), Sabonetes Protege (Flora), Campanha Federal contra H1N1 (Governo Brasil), Manaus Ambiental - Consumo de Água, Ovos Pasteurizados EggBox (Itaiquara), entre outros.


Raphaella Ingrid (Biomedicina Brasil): Por que escolheu a Biomedicina?

Dr. Bactéria: O mundo dos microorganismos sempre me encantou. Saber que existe um mundo de germes em nosso corpo, nas coisas, nos alimentos, em praticamente tudo, despertou-me profundo interesse em estudar este mundo. A Biomedicina “caiu como uma luva”, pois aliou os meus interesses a de uma profissão. Acabei trabalhando no que mais gostava profissionalmente, a microbiologia.


Raphaella Ingrid (Biomedicina Brasil): Como o senhor iniciou sua carreira na Biomedicina?

Dr. Bactéria: Trabalhei na Universidade de São Paulo, no Setor de Micologia. Coordenei o laboratório para análises microbiológicas de hospitais, ambientes, água e alimentos, em uma empresa de higiene e saneamento. Montei a Microbiotécnica - laboratório de análises microbiológicas e assessoria – Iniciei na área televisiva.

  
Raphaella Ingrid (Biomedicina Brasil): Como foi sua trajetória profissional?

Dr. Bactéria: Após montar meu laboratório (Microbiotécnica), escrevi 05 livros, comecei a dar palestras em todo o Brasil. Convites surgiram para participar de programas televisivos e radiofônicos e blogs. Atualmente sou Conselheiro do CRBM1.


Raphaella Ingrid (Biomedicina Brasil): Qual a sua melhor definição para a área que atua?

Dr. Bactéria: Procure ser o melhor e fale para todos que você é o melhor.


Raphaella Ingrid (Biomedicina Brasil): Quais são os requisitos e perfil necessários para um biomédico se especializar na área?

Dr. Bactéria: Estudar, especializar-se, ler muito e participar de grande quantidade de eventos.


Raphaella Ingrid (Biomedicina Brasil): O que o senhor considera ser o maior desafio para um profissional desta área?

Dr. Bactéria: Acreditar em si mesmo.


Raphaella Ingrid (Biomedicina Brasil): Quando começou a se interessar pela área?

Dr. Bactéria: Bem antes de entrar na faculdade, brincava muito com um microscópio que ganhei de presente.


Raphaella Ingrid (Biomedicina Brasil):  Quais as palavras-chaves que o senhor usa para definir sua especialidade?

Dr. Bactéria: Sempre tem algo para aprender e ser descoberto.


Raphaella Ingrid (Biomedicina Brasil): Em sua opinião, o que é mais importante para seguir a carreira nesta área?

Dr. Bactéria: Perseverança e amor.


Raphaella Ingrid (Biomedicina Brasil): Como surgiu a oportunidade de se especializar?

Dr. Bactéria: Especializei-me em Marketing e Saúde Pública, os quais, imprescindíveis a minha profissão.


Raphaella Ingrid (Biomedicina Brasil): Sabemos que existem muitos profissionais formados à procura de emprego, mas a chave do sucesso está na capacitação? Qual a sua opinião a respeito?

Dr. Bactéria: Acredito que a palavra de ordem é a Perseverança! Desistir jamais, ainda que os caminhos sejam árduos!


Raphaella Ingrid (Biomedicina Brasil): Como está o mercado de trabalho para a área?

Dr. Bactéria: Acreditar em nosso potencial e deixar passar essa imagem, oportunidades de trabalho não faltarão.


Raphaella Ingrid (Biomedicina Brasil): Já teve vontade de trabalhar em outra área que não fosse a Biomedicina?

Dr. Bactéria: Estou realizado profissionalmente.


Raphaella Ingrid (Biomedicina Brasil): Projeto de vida?

Dr. Bactéria: Continuar atuando na área, procurando melhorar a cada dia.


Raphaella Ingrid (Biomedicina Brasil): Faça suas considerações finais e deixe uma mensagem aos biomédicos que estão iniciando.

Dr. Bactéria: Você somente tem duas obrigações na Vida profissional: Seja o melhor e fale para todos que você é o melhor.

Autora do Biomedicina Brasil em foto com o renomado biomédico Dr. Bactéria.

Leitores que desejarem mais informações podem entrar em contato com o profissional pelo e-mail microbiotec@uol.com.br, Instagram @drbacteriaoficial, Facebook Dr. Bactéria - Roberto Martins Figueiredo.