Últimas Novidades

Chamada para publicação de livro sobre a Biomedicina


Você que é Estudante de Biomedicina ou Profissional Biomédico, que tal escrever um capítulo de um livro sobre a nossa profissão? A ideia é ser um livro colaborativo com intenção de apresentar histórias, vivências, relatos de acontecimentos que possam inspirar outros profissionais e estudantes. Cada autor poderá escrever até 2 (dois) capítulos de acordo com os eixos temáticos. 

Veja os eixos temáticos no edital abaixo onde você poderá se enquadrar para escrever o seu texto!

Edital Completo

Edital 01/2018 
Chamada de Autores para Publicação de Capítulos de Livro sobre a Biomedicina

A Comissão Organizadora Editorial, torna público o presente Edital de chamada de autores a fim de, em sendo selecionados conforme as regras deste Edital, compor o livro sobre Biomedicina e suas Experiências Exitosas

Capítulo I - DO OBJETO 

Art.1º - O presente Edital, buscando reconhecer a trajetória profissional e relatos de experiências, tem por objeto conhecer e publicar, no formato de E-book e/ou Físico, as produções, de discentes e docentes. 

Capítulo II - DA CONFECÇÃO DOS CAPÍTULOS 

Art.2º - Os capítulos serão divididos em Eixos temáticos:

I) CAMINHOS DA BIOMEDICINA: Para Profissionais com mais de 10 anos de carreira, Especialistas, Mestres e Doutores, com notoriedade em suas áreas de atuação. Descrição: Histórias inspiradoras do caminho profissional percorrido.

II) HABILITAÇÕES E NOVAS FRONTEIRAS: Para profissionais de destaque nas várias áreas de habilitação da Biomedicina. Profissionais de destaque em áreas pouco usuais, Profissionais que realizam atividades diferentes mesmo não existindo habilitações. Descrição: Relato da trajetória do profissional, características da área, tendências de mercado e demandas para o futuro da profissão, habilidades e competências para atuar e dicas para estudantes/profissionais que querem seguir essa área.

III) DESAFIOS INSTITUCIONAIS: Para o Conselho, Associações, Sindicatos e União Nacional Biomédica. Descrição: Como cada Instituição tem trabalhado em prol da profissão.

IV) COTIDIANO DA BIOMEDICINA: Para Estudantes e Profissionais. Descrição: Relato livre de histórias de superação, humor, contos reais ou fictícios, e quaisquer fatos que sejam muitos bons para serem eternizados!

Art.3º - Os capítulos dos Eixos I, II e III deverão conter o mínimo de 10 (dez) e o máximo de 15 (quinze) páginas. Já no Eixo IV deverão conter o mínimo de 5 (cinco) e o máximo de 10 (páginas) páginas. As citações bibliográficas (quando houverem) deverão ser apresentados conforme o regramento técnico atual da ABNT. As citações dentro do texto deverão especificar sobrenome do autor da obra mencionada, data da publicação e número(s) da(s) página(s). As notas de rodapé, exclusivamente explicativas, deverão apresentar numeração consecutiva dentro do texto. 

§1º: Os capítulos deverão ser escritos no Word (em formato .doc.) com a fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze), com espaçamento entre linhas simples, margens esquerda e superior de 03 (três) centímetros e margens direita e inferior de 02 (dois) centímetros.

§2º: Os nomes dos autores deverão vir no corpo do capítulo, abaixo do título. Em nota de rodapé deverá constar a formação acadêmica, instituição de ensino e email de cada autor. 

Capítulo III- ETAPAS 

Art.4º - O processo seletivo em questão será dividido em seis etapas, quais sejam: 

I- Inscrição dos capítulos; 
II- Avaliação e julgamento dos capítulos; 
III- Resultado da avaliação dos capítulos, com possibilidade de ajustes aos aprovados; 
IV- Recebimento dos capítulos completos, já corrigidos; 
V- Revisão final dos capítulos pela Editora e Comissão Organizadora; 
VI- Publicação do livro. 

Capítulo IV - DA INSCRIÇÃO DOS CAPÍTULOS 

Art.5º - Os capítulos deverão ser entregues por meio eletrônico através do e-mail: livrobiomedicina2018@gmail.com

Art.6º - Cada trabalho pode ter, no máximo, quatro autores. 

Art.7º - Cada autor/coautor poderá enviar no máximo 2 (dois) capítulos, desde que se enquadrem no escopo deste Edital. 

Art.8º - Os capítulos que não observarem as especificações deste Edital serão imediatamente desclassificados. 

Art.9º - O período de inscrição dos capítulos neste processo seletivo será de 08/05/2018 a 15/07/2018.

Capítulo V - DA AVALIAÇÃO E JULGAMENTO DOS CAPÍTULOS 

Art.10º - Os capítulos apresentados serão encaminhados para leitura prévia aos representantes da Comissão Organizadora e, se for o caso, serão reenviados aos autores para eventuais modificações. 

Art.11º - Após a avaliação final da Comissão Organizadora, os capítulos com melhor classificação de notas serão publicados no livro em questão. 

Serão pontuados conforme:

I. Clareza e objetividade do conteúdo; 
II. Relevância e/ou atualidade do tema; 
III. Originalidade ou distinção em relação a outros capítulos de mesmo tema; 
IV. Coerência, Coesão e adequação da abordagem técnico-metodológica aos objetivos visados; 
V. Fluidez e atratividade de leitura; 

Art.12º - A critério da Comissão Organizadora poderão ser contemplados mais de um capítulo de um mesmo autor. 

Capítulo VI - DO RESULTADO DA SELEÇÃO

Art.13º - O resultado da seleção será publicado e divulgado até o dia 31/08/2018. 

Capítulo VII - DA PUBLICAÇÃO DO LIVRO 

Art.14º - A publicação do livro será disponibilizada na versão eletrônica (.pdf) e física e terá registro na Biblioteca Nacional (ISBN), para fins de direito. 

Art.15º - O lançamento do livro se dará em evento específico, com data, local e horário a ser definidos pela comissão organizadora. 

Capítulo VIII - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 

Art.16º - O concurso não prevê a cobrança de taxas de nenhuma espécie. 

Art.17º - A participação neste processo seletivo implica a completa ciência e aceitação tácita dos termos e condições estabelecidos neste Edital, sobre os quais o candidato não poderá interpor recurso ou alegar desconhecimento. 

Art.18º - Os autores dos capítulos selecionados cedem, desde já, a utilização do capítulo, o uso do nome e das imagens relativas à produção e divulgação para fins de promoção institucional do livro de que este Edital trata. 

Art.19º - As dúvidas poderão ser encaminhadas para a Comissão Organizadora pelo e-mail: livrobiomedicina2018@gmail.com. 

Art.20º - Os casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora. 

Art.21º - A veracidade das informações, assim como a autoria dos capítulos serão de exclusiva responsabilidade dos autores. 

Rio de Janeiro, 07 de maio de 2018. 

Comissão Organizadora Editorial

Presidente:
Dr. Fredson Serejo

Avaliadores:
Msc Carlos Danilo Cardoso 
Msc Marcus Vinícius Cardoso
Msd João Marcelo de Oliveira


Mais informações no blog Prepara Biomédico.