Últimas Novidades

Por que utilizamos óleo de imersão na microscopia?

O óleo de imersão é um líquido viscoso e claro com propriedades refrativas, utilizado na microscopia. Existem muitos tipos de óleos com diferentes índices de refração, viscosidade e propriedades que influenciam na visualização da imagem. Técnicas ópticas distintas podem exigir diferentes tipos de óleos.


No espaço entre a lente objetiva do microscópio e a lâmina, há uma pequena porção de ar, onde a luz é refratada e se dispersa. Essa diferença existe porque o índice de refração do ar é de aproximadamente 1,0 e o índice de refração do vidro é de aproximadamente 1,5.

Quando se utiliza lentes objetivas de baixa ampliação (4x, 10x, 40x), a refração da luz é quase imperceptível. Por outro lado, ao analisar uma amostra com a lente objetiva de 100x, nota-se a refração da luz, tornando a imagem menos nítida.

Visualização de lâmina com óleo de imersão (A) e sem óleo de imersão (B).

O óleo de imersão auxilia a reduzir a refração de luz e eliminar as distorções. Por ter um índice de refração semelhante ao do vidro, ele preenche o espaço antes ocupado pelo ar, aumenta a quantidade de luz direcionada à lente objetiva e gera maior nitidez à imagem.

Adaptado de CNX OpenStax.

Para aplicar o óleo de imersão na amostra analisada, deve-se colocar uma gota razoável de óleo na lâmina, mover a lente de maior ampliação até que esta entre em contato com o óleo e encontrar o foco da amostra. Em alguns casos, bolhas de ar podem ser formadas. Para eliminá-las, limpe o óleo e recomece o procedimento.

A maioria das marcas de óleos modernos permite resíduos do produto nas objetivas ao visualizar vários espécimes sem grandes problemas. Porém, o profissional deve estar atento a componentes como a poeira, que podem se aderir e acumular no óleo residual e, eventualmente, degradar a qualidade da imagem. De acordo com as características do óleo, este também pode afetar a parte mecânica do microscópio.

Na microscopia, é aconselhável utilizar um óleo de imersão indicado pelo fabricante das objetivas, pois as especificações são selecionadas para corresponder às propriedades dos designers ópticos. Cada fabricante possui diferentes tipos de vidro e prescrições ópticas no design de suas objetivas. Pequenas variações no índice de refração e dispersão podem afetar significativamente a qualidade da imagem.