Últimas Novidades

Biomédico é contemplado em edital do Instituto Serrapilheira

O Instituto Serrapilheira, responsável por financiar projetos de pesquisa e divulgação científica, concluiu a primeira chamada pública que selecionou 65 entre 1.955 propostas inscritas. Os projetos de pesquisa classificados receberão até R$ 100 mil para demonstrarem viabilidade de suas linhas de pesquisa no ano de 2018.

A seleção dos finalistas foi baseada na ousadia científica e busca por jovens pesquisadores que se arriscam na busca de descobertas capazes de ampliar as fronteiras de seus respectivos campos. A predominância de áreas dos projetos escolhidos foi ciências da vida (60%), seguida por engenharias (13%), química (9%), ciências da terra (6%), ciência da computação (5%), física (5%) e matemática (2%).

Um das linhas de pesquisa contempladas pelo edital envolve a eliminação de células malignas em tumores e pertence ao grupo de pesquisa do biomédico Alexander Birbrair, do Departamento de Patologia do Instituto de Ciências Biomédicas da UFMG. A equipe trabalha no microambiente tecidual do tumor, e busca o entendimento de cada componente celular sob as diversas condições fisiológicas e patológicas.


De acordo com o comunicado divulgado, a comunidade científica pode esperar mais projetos de fomento à pesquisa do Instituto Serrapilheira em 2018. Confira aqui o resultado completo da primeira chamada pública, com o perfil e dados dos pesquisadores participantes.