Bolsas de Estudo
A Psicobiologia é uma área de estudo que busca desenvolver o conhecimento sobre as bases biológicas do comportamento. Analisa como o ambiente influi no organismo, os processos psicológicos e quais aspectos estariam ligados ao genes.

As primeiras pesquisas sobre o comportamentalismo começaram com Ivan Petrovich Pavlov (1849-1936), que possibilitaram descobertas no âmbito da fisiologia e mais tarde foram estudadas no âmbito da psicologia. Estudando o comportamento de cães, Pavlov afirmava que tudo o que aprendemos relaciona-se com o modo em que os estímulos produzem as respostas. Posteriormente, novos pesquisadores como John Broadus Watson (1878-1958) e Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) desenvolveram teorias mais aprofundadas sobre as reações emocionais a partir da influência do ambiente ou com testes realizados em animais. Atualmente, novos mecanismos neurobiológicos são desvendados baseados nesses e em outros estudos comportamentais.

A investigação das neurociências iniciou-se com Eric Richard Kandel (1929), através da Aplysia californica, que revelou aspectos fundamentais no processo de formação de memórias. Kandel acredita que a integração da psiquiatria com a biologia molecular trará uma compreensão mais completa da mente humana e estratégias terapêuticas mais eficazes.

Imagem: Ivan Dimkovic.

Somando-se conhecimentos de diversas ciências como a física, química, biologia e psicologia, a psicobiologia permitiu o estudo dos processos fisiológicos do organismo. Assim, tenta explicar como os sistemas nervoso, endócrino, circulatório e imunológico estão relacionados ao comportamento, atenção, emoções, memória, cognição, aprendizagem. entre outros. A influência de drogas sobre o organismo, além de doenças mentais como esquizofrenia, também são estudadas nesta área.

Teoria

A habilitação em Psicobiologia deve proporcionar ao biomédico conhecimentos sobre os diversos aspectos do sistema nervoso, como função, desenvolvimento, anatomia, doença, genética, processos farmacológicos e químicos, com o objetivo da compreensão mais profunda do comportamento cognitivo.

As principais disciplinas estudadas durante a especialização são:

→ Neuroanatomia: estrutura do sistema nervoso;
→ Neuroquímica: bases químicas da atividade neuronal;
→ Neuroendocrinologia: interações entre o sistema nervoso e o sistema endócrino;
→ Neuropatologia: doenças do sistema nervoso;
→ Neurofarmacologia: efeitos das drogas no organismo;
→ Neurofisiologia: funções e atividades do sistema nervoso.

Resoluções

Para habilitação em Psicobiologia, os biomédicos devem realizar cursos de pós-graduação lato sensu ou strictu sensu, reconhecidos pelo MEC.

Assim, para inclusão da habilitação conforme o Conselho Regional de Biomedicina, o profissional biomédico deverá obter sua experiência comprovada das seguintes maneiras: pelos cursos de pós-graduação, na conclusão da graduação (via estágio supervisionado de 500 horas) e nas residências multi-profissionais ou biomédicas, mediante comprovação de tempo de atuação ou residência.


Prática

A psicobiologia é definida como uma disciplina científica que estuda os mecanismos genéticos e neuroendócrinos que afetam o comportamento, a influência do sistema nervoso central na conduta, as alterações fisiológicas que determinam uma conduta específica e o homem como unidade biopsicossocial. A atuação do profissional habilitado é bem abrangente, sendo as grandes áreas de atuação:

→ Psicologia fisiológica: estuda os mecanismos neurológicos do comportamento através de alterações cerebrais induzidas por cirurgias, estimulações elétricas ou por testes em animais de laboratório.

→ Psicofarmacologia: estuda a manipulação nervosa pela utilização de drogas e substâncias psicoativas. Os medicamentos são usados ​​para demonstrar a relação entre cérebro e comportamento.

→ Neuropsicologia: estuda a relação entre cérebro e comportamento, tanto em indivíduos saudáveis ​​quanto em indivíduos com danos cerebrais Envolve os processos mentais de memória, pensamento, linguagem, funções, habilidades motoras mais complexas e percepção.

→ Psicologia comparada: estuda a biologia comportamental, quando diferentes espécies têm seus padrões de ação e adaptabilidade comparados. Pode ser aplicada em laboratório ou no ambiente natural.

→ Neurociência cognitiva: estuda a atividade cerebral por imagens funcionais do órgão. É a mais recente atividade de pesquisa e utiliza imagens funcionais do cérebro obtidas com registros eletrofisiológicos não-invasivos.

Perspectiva da carreira

Como a grande maioria dos biomédicos habilitados em Psicobiologia atuam na pesquisa e extensão, é o valor médio de remuneração para a área é indefinido. A importância de pesquisas e o vínculo do profissional com as instituições definirão o desenvolvimento da carreira.

14 Comentários

  1. Bom dia! É impressionante como depois de tanto tempo, após esta entrevista, somente agora, alguém como eu, está postando demonstrando interesse sobre o assunto. Eu cheguei até você, através de uma dúvida que tive, sobre como ensinar uma filhote de cinco meses a usar o tapete higiênico.E o conhecimento é algo maravilhoso, parece uma colcha de retalhos que vamos emendando para terminar em algo lindo! Por conta de tudo, descobri esta formação acadêmica a psicobiologia, e acho que define bem a minha natureza! Eu que sempre amei e observei os bichos, desde criança, e me formei em psicologia para entender o homem, mas, me decepcionei no estágio e me formei apenas bacharel em psicologia, e hoje descobri o que quero da psicologia, a psicobiologia, para pensar melhor o ser humano é principalmente os animais.Obrigada por sua entrevista, que me orientou no caminho a seguir. Nós vemos lá...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Vivi... Fico feliz que a entrevista te ajudou bastante..

      Excluir
  2. Bom dia Karina, gostaria de saber se um profissional da área de psicobiologia pode atuar com tratamentos como um psicologo? Exemplo; ter um consultório e aplicar a psicobiologia para o devido tratamento através de analises biológicas e psicológicas para patologias como depressão ou doenças do gênero?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não... a especialização biomédica em psicobiologia não te dá permissão de atuar na área clínica da psicologia. Para isso vc deve procurar uma faculdade de Psicologia.

      Excluir
  3. Boa noite! A psicobiologia, me ajudaria a tentar entender e auxiliar em intervenções psicopedagogicas com crianças com TEA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Psicobiologia envolve todos os mecanismos que afetam o desenvolvimento do comportamento. Baseia-se exclusivamente na pesquisa e estudo, sem atuação clínica, esta exercida por psicólogos.

      Excluir
  4. Boa tarde! Gostaria de saber se alguém da área de psicologia poderia seguir esse ramo, se no caso uma expericalizacao ou uma pós possibilitariam isso. Obrigada a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vários cursos da saúde possibilitam o ingresso na Neurociência por meio de pós-graduações, inclusive a Psicologia.

      Excluir
    2. Os cursos, no Brasil, são: PPG Psicobiologia da USP Ribeirão Preto (FFCLRP); da UFPB; do IPUSP (NeC); da UFRN e UFPA (NeC).

      Excluir
  5. Muitas duvdas entre biomedica e psicóloga

    ResponderExcluir
  6. Olá, sou biomédica, e se eu fazer uma pós em Psicobiologia, posso tratar comportamentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você atuará no estudo da neurociência e de todos os mecanismos que afetam o desenvolvimento do comportamento. No entanto, somente psicólogos podem atuar na área clínica da psicologia.

      Excluir
  7. Bom dia! Onde encontro cursos de pós-graduação em Psicobiologia? Sou graduado em Biomedicina. Aguardo retorno. Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, como a área da Psicobiologia é direcionada para pesquisa e extensão, você encontrará programas de pós-graduação strictu sensu, como na USP e UNIFESP, por exemplo.

      Excluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
---
Manual da Coleta de Sangue Venoso
Adquira o seu exemplar
Seja um afiliado e venda o nosso manual - saiba como
---
---
Quer tirar fotos do microscópio com o seu celular?
Conheça o Citohelper
Utilize o cupom BIOMEDBRASIL e ganhe R$ 10 de desconto
---