Bolsas de Estudo
Em princípio, qualquer veia dos membros superiores pode ser puncionada, desde que apresente boas condições como bom calibre, flexibilidade e integridade. O surgimento de hematomas após a coleta pode ocorrer, mas algumas medidas ajudam a fazê-lo desaparecer.


Para tentar evitar o hematoma, deve-se pressionar o local da punção por, no mínimo, três minutos. Também é necessário evitar flexionar o braço, massagear o local e fazer esforço físico no período posterior à coleta. Procure observar se não há relógio, pulseira ou qualquer outro tipo de acessório que esteja garroteando o braço.

Se ainda assim o hematoma aparecer, faça uma compressa de gelo por quinze minutos a cada hora, durante as seis primeiras horas. Após essa medida, compressas mornas podem ser colocadas no local para acelerar o desaparecimento do hematoma. Se houver qualquer outra reação ou dor no local, entre em contato com o laboratório ou um médico.

Ao verificar intercorrências ou problemas durante a coleta de sangue mantenha a calma e tranquilize o paciente. Analise a situação e adote a conduta cabível.

Se o problema não for resolvido, retire a agulha, cubra o local puncionado com algodão e pressione. Escolha um novo local, faça a antissepsia e realize nova punção.

Quer saber mais sobre as intercorrências?
Adquira sua apostila com tudo sobre coleta de sangue
Postagem Anterior Próxima Postagem
---
Manual da Coleta de Sangue Venoso
Adquira o seu exemplar
Seja um afiliado e venda o nosso manual - saiba como
---
---
Quer tirar fotos do microscópio com o seu celular?
Conheça o Citohelper
Utilize o cupom BIOMEDBRASIL e ganhe R$ 10 de desconto
---