Últimas Novidades

Como escolher o melhor tipo de pós-graduação?


Um curso de pós-graduação normalmente tem duração mínima de um ano e oferece ao aluno um nível avançado de educação na área de estudo escolhida. O conteúdo do curso é projetado para aprimorar o conhecimento obtido no nível de graduação. Muitas vezes, é mais prático por preparar melhor o aluno com as habilidades necessárias para o mercado de trabalho. A conclusão de um curso de pós-graduação ajuda os alunos a ampliarem suas perspectivas de carreira e aprofundarem sua compreensão em uma determinada área.


No Brasil, são oferecidos dois tipos de cursos de pós-graduação: Stricto Sensu e Lato Sensu. O primeiro, oferece um nível de conhecimento mais aprofundado e estimula a reflexão teórica. Para competências mais direcionadas para aplicação prática, o lato sensu é o mais indicado.

Antes de se matricular, o aluno deve analisar todas as características apresentadas para escolher o curso que mais tenha relação com seus objetivos. É importante entender as diferenças de cada um para evitar a perda de foco na evolução da carreira profissional.

Cursos Stricto Sensu

O mestrado é um curso que aprofunda o aprendizado da graduação e tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre um tema de interesse acadêmico e estimular a reflexão teórica. O aluno que tem pretensões de seguir a carreira acadêmica (professor ou pesquisador), e passar muitas horas estudando e pesquisando, certamente terá sucesso. Tem duração média de 2 anos e ao final do curso e defesa da tese o aluno obtém o diploma ou título de mestre.

Na sequência, o doutorado aumenta a exigência do aluno e oferece um conhecimento teórico mais profundo do que o mestrado. Os candidatos normalmente têm um forte interesse analítico no desenvolvimento de pesquisas científicas e pretendem seguir a carreira acadêmica. Para ser professor em uma universidade pública, por exemplo, é necessário ter o doutorado. A dedicação deve ser quase que exclusiva ao curso, já que se torna praticamente inviável conciliar com um trabalho. Após a defesa da tese e 4 anos passados, em média, o aluno recebe o diploma ou título de doutor e pode prosseguir ao pós-doutorado.

Cursos Lato Sensu

A especialização é o curso ideal para quem busca uma evolução na carreira, aperfeiçoando os conhecimentos técnicos e científicos de uma área com o foco no mercado profissional. Com duração mínima de 360 horas, o aluno recebe o certificado de especialista ao final do curso.

O MBA, do inglês Master Business Administration, é indicado para profissionais que desejam se capacitar no campo dos negócios e da gestão. Atualmente, também existem modalidades destes cursos nas áreas da saúde, marketing e agronegócio, mas o campo da administração ainda é o mais comum. Em geral, o MBA é procurado por pessoas em processo de crescimento profissional, como empresários, executivos, gestores. Sua duração mínima é de 360 horas e oferece o certificado de especialista, assim como a especialização.

Clique neste link e veja as melhores opções!

 Confira
Conteúdo original na Revista QB.

Nenhum comentário