Últimas Novidades

Por que sonhamos que estamos caindo?

Você certamente já sonhou, ou conhece alguém que já sonhou que estava caindo. Uma situação tão frequente quanto assustadora, certo? Mas o que nos leva a ter esse tipo de sonho? Há alguma explicação biológica para eles?

Resultado de imagem para falling dreams

Uma das explicações científicas relaciona o comportamento do cérebro durante as primeiras fases do sono, o que faz sentido, uma vez que a maioria das pessoas relataram que tiveram este tipo de sonho logo nas primeiras horas de sono. Esta relação foi proposta pelos resultados de um estudo da unidade do Sono do Hospital de Madrid, na Espanha.

Durante as primeiras fases do sono podem haver intervalos na comunicação entre algumas partes do encéfalo. Neste caso, o sistema vestibular (responsável principalmente pelo equilíbrio) e o sistema sinestésico (responsável pela percepção do ambiente ao nosso entorno) brevemente deixam de se comunicar, ficando a percepção da posição do corpo (deitada) e a interpretação deste sinal comprometida.

Além disso, a ausência do tônus muscular incrementa a sensação de queda para o cérebro, e esta, ocorre também durante as primeiras horas (e consequentemente fases) de sono. Devemos lembrar que há também outras interpretações para este tipo de sonho, levando em consideração outras vertentes do conhecimento, entretanto, para a neurobiologia, esta parece ser a explicação mais plausível.

Especial Droplet Biomedicina Brasil #3

Nenhum comentário