Últimas Novidades

Porque o álcool 70% é mais recomendado como bactericida?

A maior eficiência bactericida do álcool 70% se deve a proporção entre o álcool e a água. Esta proporção funciona de maneira que o efeito do álcool seja prolongado e possibilita também que atue em mais estruturas da célula.


O álcool se torna menos volátil na presença da água o que consequentemente aumenta seu tempo de efeito. A água presente na composição também auxilia o processo de passagem do álcool para o interior das bactérias, atingindo uma maior porção do citoplasma. O álcool em contato com as proteínas causa o processo denominado desnaturação, incapacitando as proteínas, inclusive enzimas, a desenvolver suas atividades.

Em resumo, o álcool 70% desidrata a membrana celular, destruindo-a, desnatura as proteínas do citoplasma e as coagula, impedindo o funcionamento celular normal. Assim, bactérias vegetativas, fungos ou vírus envelopados, por exemplo, são destruídos pelo álcool 70%. É importante ressaltar que alguns esporos bacterianos podem ser resistentes à sua atividade.

Especial Droplet Biomedicina Brasil #1

O que é o Droplet Biomedicina Brasil?

Droplet, em inglês, significa gota e é deste princípio que parte a ideia do quadro semanal do Blog Biomedicina Brasil: um pequeno conteúdo que trata de uma dúvida. As dúvidas que aparecem no Droplet são propostas pelos próprios leitores!

Deixe nos comentários a sua dúvida para a semana que vem! Até lá!

Nenhum comentário