Últimas Novidades

Programa de Aprimoramento Profissional - PAP

Criado pelo Decreto Estadual nº 13.919 de 11/09/1979, o Programa de Bolsas para Aprimoramento Profissional é uma modalidade de formação/capacitação profissional da área da saúde, que adota uma metodologia de aprendizagem com ênfase no treinamento em serviço, sob supervisão de profissional altamente qualificado, em instituições de saúde de elevado padrão técnico e científico.


O Programa de Aprimoramento Profissional (PAP) se destina a profissionais recém-graduados de cursos superiores da saúde (exceto Medicina) como Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, e afins, como Engenharia, Física e Biblioteconomia.

O objetivo principal do PAP é capacitar o aprimorando para atuação qualificada e diferenciada na área da saúde, promovendo o aperfeiçoamento do desempenho profissional nas diversas áreas que integram, apoiam ou gerenciam a prestação de serviços de saúde, considerando as diretrizes e princípio dos SUS.


As instituições participantes são públicas ou privadas, localizadas no Estado de São Paulo e conveniadas com o SUS, como universidades estaduais, importantes centros de referência de atendimento especializado e de institutos de pesquisas ligados à Secretaria de Estado da Saúde.

Anualmente, os editais para a seleção de candidatos são publicados no Diário Oficial do Estado, a partir do mês de outubro. Realizam as provas de seleção entre novembro e janeiro e iniciam seus programas em fevereiro ou março. A lista de instituições participantes e seus respectivos editais podem ser encontrados no site do programa.

Cada candidato aprovado às vagas e inscrito no PAP recebe mensalmente uma bolsa de estudos, financiada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP), para dedicação integral ao programa. O valor da bolsa, para o ano de 2018, será de R$ 1.044,70.

Ao final do período de aprimoramento, as instituições emitem um Certificado de Conclusão do PAP. Este certificado é reconhecido nos concursos públicos realizados no âmbito do SUS/SP, conforme dispõe a Resolução SS-7 de 12/01/1996.

Nenhum comentário