Últimas Novidades

Recomendações sobre a normatização para determinação do perfil lipídico

O documento sobre as recomendações gerais do Consenso Brasileiro para a Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil Lipídico já está disponível para os laboratórios de todo o país. A nova determinação trata principalmente da dispensa de jejum de 12 horas nos seguintes exames de perfil lipídico: Colesterol Total (CT), LDL-C, HDL-C, Não HDL-C e Triglicérides (TG).


Elaborada em conjunto pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (ABRAMED) e pelas Sociedades Brasileiras de Cardiologia/Departamento de Aterosclerose (SBC/DA), Análises Clínicas (SBAC), Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e Diabetes (SBD), a revisão apresenta valores referenciais do perfil lipídico para adultos e crianças nos casos em que há ou não jejum prévio.

Exceto alguns casos específicos mencionados no documento, a não obrigatoriedade do jejum é justificada pelas metodologias modernas utilizadas atualmente nos laboratórios clínicos, nas quais refeições comuns sem sobrecarga de gordura não alteram significantemente o resultado do exame.

De acordo com os autores, o consenso ainda auxilia na organização do fluxo de pacientes nos locais de coleta, evitando períodos excessivamente movimentados no início da manhã. Além disso, a coleta no período pós-prandial é mais segura em pacientes com uso de insulina (risco de hipoglicemia alto por jejum prolongado), gestantes, crianças e idosos.

Para adaptação da prática, que já é realizada nos Estados Unidos, Canadá e em países da Europa, o documento também fornece recomendações para o atendimento do paciente no laboratório clínico, modelo do laudo laboratorial e aplicação de fórmulas para a dosagem de LDL-C.

Clique aqui e obtenha o documento na íntegra.


Fonte: Sociedade Brasileira de Análises Clínicas - SBAC

Nenhum comentário