O que são plasmídeos?

Plasmídeos são pequenos pedaços circulares de DNA que se replicam independentemente do cromossomo da célula hospedeira, têm importante papel como vetores de clonagem e são amplamente utilizados na biologia molecular. Nos micro-organismos, os plasmídeos têm funções adaptativas, já que podem garantir a sobrevivência de bactérias pela presença de genes de resistência a antibióticos, por exemplo.

Os primeiros plasmídeos utilizados em laboratório foram derivados de plasmídeos naturais encontrados em bactérias. Desde a sua descoberta, pesquisadores adicionaram muitas características aos plasmídeos para adequação a uma variedade de aplicações. Foram projetados para transportar até 10 quilobases de DNA e são facilmente isolados de micro-organismos por métodos laboratoriais.

Embora os plasmídeos se repliquem independentemente do DNA cromossômico, eles dependem de enzimas hospedeiras para catalisar a sua replicação. As DNA polimerases do hospedeiro ligam-se a uma sequência de origem de replica…

Palestra: Células-tronco na encruzilhada entre a doença e a regeneração tecidual

Nos dia 04 e 11 de setembro de 2016, a Asnar Cursos promoverá a palestra: "Células-tronco na encruzilhada entre a doença e a regeneração tecidual", nas cidades de Belo Horizonte e Fortaleza, respectivamente. Ministrada pelo renomado biomédico Alexander Birbrair, a palestra é destinada a profissionais e estudantes de Biomedicina, Farmácia, Química e demais áreas da saúde.


O evento de Belo Horizonte será realizado no Auditório da Casa de Retiro São José das 14h00 às 18h00. Em Fortaleza, o local ainda não está definido.


Para inscrição, o estudante ou profissional deverá entrar em contato com a Asnar Cursos ou se cadastrar pelo link (Faça sua pré-matrícula). Não perca essa oportunidade!