O que são plasmídeos?

Plasmídeos são pequenos pedaços circulares de DNA que se replicam independentemente do cromossomo da célula hospedeira, têm importante papel como vetores de clonagem e são amplamente utilizados na biologia molecular. Nos micro-organismos, os plasmídeos têm funções adaptativas, já que podem garantir a sobrevivência de bactérias pela presença de genes de resistência a antibióticos, por exemplo.

Os primeiros plasmídeos utilizados em laboratório foram derivados de plasmídeos naturais encontrados em bactérias. Desde a sua descoberta, pesquisadores adicionaram muitas características aos plasmídeos para adequação a uma variedade de aplicações. Foram projetados para transportar até 10 quilobases de DNA e são facilmente isolados de micro-organismos por métodos laboratoriais.

Embora os plasmídeos se repliquem independentemente do DNA cromossômico, eles dependem de enzimas hospedeiras para catalisar a sua replicação. As DNA polimerases do hospedeiro ligam-se a uma sequência de origem de replica…

6º Congresso Paranaense de Ciências Biomédicas

A Comissão Organizadora do 6º Congresso Paranaense de Ciências Biomédicas (6º CPCB) convida todos os biomédicos, acadêmicos de Biomedicina e outros profissionais da saúde para participarem do congresso, que será realizado nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2016, no campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL).


O evento surgiu no ano de 2008, com a iniciativa de acadêmicos do quarto ano da graduação de Biomedicina da UEL, levando inicialmente o nome de Encontro Paranaense de Ciências Biomédicas (EPCB). Todas as edições ao longo desses anos resultaram em 750 trabalhos apresentados, 63 palestras, 56 minicursos e contaram com a participação de 1700 congressistas.

O tema desta edição do congresso será “Em algum lugar, alguma coisa incrível está esperando para ser descoberta” (Carl Sagan), e terá como objetivo disseminar novos conhecimento entre a comunidade acadêmica. Além de palestras e mini-cursos, que serão ministrados por professores e profissionais convidados, o 6º CPCB contará com a apresentação de produções científicas desenvolvidas pelos congressistas nas diversas áreas das ciências biológicas e da saúde, que serão expostas em apresentações orais e uma sessão de apresentação de painéis.


A comissão espera um público de 350 congressistas e, para alcançar essa meta, oferece uma parceria para possíveis representantes. O representante terá como função divulgar o congresso em sua instituição de ensino, podendo ganhar condições especiais na taxa de inscrição. Acesse o site do evento e obtenha mais informações sobre parcerias, inscrições e programação dos cursos e palestras.

Comentários