Biossegurança

Práticas e procedimentos de segurança em laboratórios

A quais riscos estou me expondo no meu local de trabalho? Os perigos biológicos, químicos, físicos e radiológicos são os mais comuns em um laboratório. Se houver uma situação de acidente ou emergência que envolva qualquer um desses perigos, procure ajuda imediatamente. A seguir estão algumas práticas de segurança utilizadas em laboratórios que podem ajudar em situações de trabalho e emergência.


Esteja preparado para situações de emergência.

✔ Participe de todos os treinamentos de segurança laboratorial necessários antes do início do seu trabalho.
✔ Leia todos os procedimentos e informações de segurança relacionados ao seu trabalho antes do início de um experimento ou atividade.
✔ Execute somente os procedimentos autorizados pelo seu supervisor.
✔ Siga todas as instruções escritas e verbais. Peça ajuda se você precisar de orientação ou auxílio em algum procedimento.
✔ Trabalhe sob supervisão direta em todos os momentos. Nunca trabalhe sozinho no laboratório.
✔ Conheça os procedimentos operacionais para todos os equipamentos de segurança. Isso inclui o local de lavagem dos olhos e o chuveiro de emergência.
✔ Conheça os locais dos alarmes de incêndio mais próximos e, pelo menos, duas maneiras de sair do edifício. Nunca use um elevador em caso de emergência.
✔ Esteja alerta e proceda com cautela em todos os momentos. Notifique imediatamente o supervisor sobre quaisquer condições inseguras.
✔ Conheça os procedimentos de emergência adequados para acidentes ou ferimentos que possam ocorrer no laboratório.
✔ Se você for atingido por substâncias que ofereçam riscos, use a água corrente de um local de lavagem de olhos ou o chuveiro de emergência durante, pelo menos, 15 minutos, até que a ajuda de emergência chegue e lhe forneça mais instruções.
✔ Relate ao seu supervisor qualquer lesão, problema ou vazamento de materiais potencialmente perigosos, independentemente da gravidade do caso.

Não se exponha aos riscos.

✔ Comporte-se de forma responsável e profissional em todos os momentos. Evite brincadeiras ou atitudes que facilitam a ocorrência de acidentes.
✔ Vista-se adequadamente para trabalhar em um laboratório. Use roupas e sapatos que cubram a pele exposta e possa protegê-lo(a) de possíveis respingos. Amarre o cabelo comprido e evite jóias ou qualquer objeto que possa se prender a equipamentos ou superfícies.
✔ Nunca coma, beba, aplique cosméticos (incluindo protetor labial) ou manipule lentes de contato no ambiente do laboratório.
✔ Use um exaustor químico ou uma cabine de segurança biológica, conforme indicado pelo seu supervisor.
✔ Mantenha o ambiente limpo e os corredores livres.
✔ Relate equipamentos elétricos danificados ao supervisor e evite usá-los.
✔ Não deixe experimentos e soluções aquecendo ou em reação sem acompanhamento ou supervisão.

Proteja você, seus companheiros, sua pesquisa e o meio ambiente.

✔ Pratique uma boa higiene pessoal. Lave as mãos depois de retirar as luvas, antes de deixar o laboratório e depois de manusear um material potencialmente perigoso.
✔ Enquanto trabalhar no laboratório, use os equipamentos de proteção individual necessários (óculos, luvas, jaleco, máscaras, entre outros).
✔ Descarte e elimine corretamente todos os resíduos do laboratório.

Fonte: NIH.

Artigo por: Raphael Gonçalves Nicésio

Os artigos do blog são destinados a estudantes, profissionais e pessoas que se interessam pela biomedicina e demais áreas da saúde. O conteúdo não visa substituir as orientações de um médico, portanto não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação.

Licença Creative Commons
Esta publicação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Não é permitido duplicar, copiar ou reproduzir qualquer parte sem autorização prévia.

0 comentários:

Postar um comentário

2007-2016. Biomedicina Brasil. Tecnologia do Blogger.