Bem Estar

Por que escovar a sua língua?

Mesmo que escove os dentes e passe o fio dental mais de duas vezes por dia, saiba que se você não atacar as bactérias que vivem em sua língua, pode estar fazendo um desserviço à sua higiene bucal.


Tanto para combater o mau hálito quanto para manter a boa saúde bucal, a limpeza de sua língua é muito importante. Assim como os dentes, sua língua é um grande alvo para as bactérias, mesmo que não tenha o risco de desenvolver cáries.

As bactérias se acumulam entre as papilas gustativas e outras estruturas da língua. Existem pequenas fendas e elevações em toda a superfície da língua, e as bactérias irão se depositar nestas áreas se não forem removidas.

Muito mais do que apenas saliva, esse acúmulo de bactérias é chamado de biofilme, ou seja, um grupo de micro-organismos aderidos sobre a superfície da língua. Infelizmente, beber água ou usar anti-séptico bucal não é a solução para se livrar desse problema.

Quando utilizamos anti-sépticos bucais, apenas as células externas do biofilme são destruídas. As células abaixo da superfície ainda continuam a se desenvolver. E são estas bactérias que podem causar o mau hálito e até mesmo danos aos dentes. Portanto, é necessário remover fisicamente as bactérias escovando ou limpando a língua.

A escovação é uma adição fácil à sua rotina de higiene diária, e vários especialistas recomendam que se torne um hábito regular. A frequência que você deve escovar a língua é a mesma que escova os seus dentes. O procedimento de escovação é simples: da frente para trás, de um lado para o outro e, quando terminar, enxaguar a boca com água. Algumas pessoas preferem usar raspadores de língua, disponíveis na maioria das lojas, porém não há provas de que estes funcionem melhor do que as escovas.

Procedimento de escovação da língua.

O hábito de limpar sua língua certamente acabará com o mau hálito, mas se ele ainda persistir, talvez seja necessária uma consulta com um dentista ou médico. O problema pode ser mais grave, já que o mau hálito também é causado por cáries, infecções na boca, nariz, seios nasais e da garganta, uso de medicamentos e até mesmo câncer ou diabetes.

Fonte: Healthline

Artigo por: Raphael Gonçalves Nicésio

Os artigos do blog são destinados a estudantes, profissionais e pessoas que se interessam pela biomedicina e demais áreas da saúde. O conteúdo não visa substituir as orientações de um médico, portanto não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação.

Licença Creative Commons
Esta publicação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Não é permitido duplicar, copiar ou reproduzir qualquer parte sem autorização prévia.

0 comentários:

Postar um comentário

2007-2016. Biomedicina Brasil. Tecnologia do Blogger.