Downloads

Transforme o seu smartphone em um microscópio

Suponha que você fosse chamado para investigar uma substância suspeita encontrada em um lugar público. Em vez de ter de transportar esse material para o laboratório, não seria melhor se você pudesse apenas visualizá-la microscopicamente com o seu smartphone, enviar a imagem a um laboratório remoto, e em seguida receber a análise dentro de apenas alguns minutos?
Graças a um gadget para smartphones desenvolvido no Departamento de Energia da Pacific Northwest National Laboratory (PNNL) dos Estados Unidos, isso poderá ser possível em breve.

Seu smartphone pode se transformar em um microscópio (Imagem: PNNL).


O dispositivo é constituído por um grampo de plástico impresso em 3D que abriga uma pequena esfera de vidro. As esferas são facilmente compradas na internet, valem cerca de um centavo cada, e são comumente usadas em marcações reflexivas nas pistas de aeroportos.

Embora vários cientistas tenham realizado experiências com o uso de lentes de microscópio por algum tempo, a maioria dos sistemas que as incorporavam não traziam bons resultados, com um nível relativamente baixo de ampliação e dificuldade de se alinhar com o sistema de imagens dos smartphones.

Em contrapartida, o microscópio da PNNL é compacto (o clipe não é mais espesso do que uma capa de smartphone), se alinha facilmente com a lente da câmera, e amplia objetos por até 1.000 vezes - adequado para ver esporos de antraz, por exemplo. Para aplicações onde as ampliações inferiores são preferíveis, o laboratório também produziu as versões de 350x e 100x. O primeiro é suficiente para a visualização de imagens de parasitas em amostras de sangue ou micro-organismos na água, enquanto o segundo se destina mais para uso educacional em sala de aula. Veja o vídeo demonstrativo abaixo:


O custo combinado de uma única esfera e o plástico é inferior a um dólar. O laboratório disponibiliza os arquivos da impressora 3D gratuitamente para quem quiser, juntamente com links para fontes das esferas de vidro. Embora o dispositivo funcione particularmente bem com o iPhone, ele também pode ser usado com a maioria das outras marcas e modelos de smartphones.

Como um bônus adicional, por ser tão barato, pode simplesmente ser descartado após ter sido usado para a visualização de substâncias perigosas.

Arquivos de impressão 3D (compatível apenas com impressoras 3D)


Outras fontes de esferas de vidro
Referência

Artigo por: Raphael Gonçalves Nicésio

Os artigos do blog são destinados a estudantes, profissionais e pessoas que se interessam pela biomedicina e demais áreas da saúde. O conteúdo não visa substituir as orientações de um médico, portanto não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação.

Licença Creative Commons
Esta publicação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Não é permitido duplicar, copiar ou reproduzir qualquer parte sem autorização prévia.

2 comentários:

  1. Nossa que inovação tão legal. eu conheço um site muito bom também onde pode comprar credito em só dois minutos e totalmente seguro http://www.recarga-belo-horizonte.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que bom que ja podemos contar con tecnologia novs para nossos smartphone nesta site tambem pode comprar credito estra para sau linha claro http://www.recarga-claro-bh.com.br/

    ResponderExcluir

2007-2016. Biomedicina Brasil. Tecnologia do Blogger.