Mercado de trabalho

O que Mandela, Ronaldo, Ray Charles e Hawkings têm em comum?

Temos uma coisa em comum, tanto eu como você queremos ser excelentes profissionais, excelentes pessoas, pais, filhos... Na verdade, acredito que a grande maioria tem este desejo. Queremos e precisamos evoluir, esta é nossa natureza e foi o que fez nossa espécie sobreviver ao longo dos anos.

Analisando grandes personalidades, vemos que as pessoas as quais mais admiramos, tanto pelos seus feitos em suas áreas de atuação como em suas vidas pessoais, são normalmente aquelas que muitas vezes passaram pelas mais difíceis situações. Podemos citar Nelson Mandela, Stephen Hawkins, Ray Charles, Ronaldo Nazário (sim, pessoas de diversas áreas para dar mais força a tese) e a lista continua.


Essas pessoas tem em comum o fato de serem excelentes no que fazem. E o mais interessante é o fato que suas respectivas genialidades não foi o fator decisivo para atingirem o que atingiram. Eu acredito, assim como Malcolm Gladwell, que a genialidade ajuda muito, mas não determina se a pessoa será bem sucedida ou não.

O que nos atrai em suas histórias de vida, o que faz nós os considerarmos exemplos de sucesso é a capacidade que eles tiveram de superar as adversidades que bateram em suas portas! E parece que quanto maior as adversidades, maior e mais valor damos ao triunfo.

Então, querendo ser um ser excelente profissional, uma pessoa melhor, um ser em evolução, como reclamar das adversidades que se apresentam em meu caminho? Ao invés de reclamar a respeito, desistir, vitimizar-se, aprenda a lição. Veja, descubra, crie a oportunidade que se esconde atrás de cada situação negativa. Eu sei que não é fácil, mas se não é fácil nem para os gênios, imagina pra pessoas normais como eu?


Marcos Schott é biomédico com habilitação em Análises Clínicas, formado pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas-RS e sócio da Clinemp - Clínica da Saúde Empresarial. Formado em Professional and Self Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching atua como coach desenvolvendo equipes e lideranças em empresas e comércio. Criador do curso Direcionamento e Planejamento de Carreira para Biomédicos ofertado em diversas universidades do Brasil.
E-mail: contato@coachingparabiomedicos.com.br
Facebook: Marcos Schott

Artigo por: Biomedicina Brasil

Os artigos do blog são destinados a estudantes, profissionais e pessoas que se interessam pela biomedicina e demais áreas da saúde. O conteúdo não visa substituir as orientações de um médico, portanto não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação.

Licença Creative Commons
Esta publicação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Não é permitido duplicar, copiar ou reproduzir qualquer parte sem autorização prévia.
2007-2016. Biomedicina Brasil. Tecnologia do Blogger.