Bioquímica

A leitura do menisco

O menisco é a curva vista na parte superior de um líquido em resposta ao seu recipiente, e pode ser côncavo ou convexo. Um menisco côncavo (água em vidro) ocorre quando as moléculas do líquido são mais fortemente atraídas pelas moléculas do recipiente (força de adesão) do que pelas próprias. Um menisco convexo (mercúrio em vidro) é produzido quando as moléculas do líquido são mais fortemente atraídas pelas outras de mesma origem (força de coesão) do que pelas moléculas do recipiente. Em alguns casos, o menisco pode aparecer plano (água em alguns plásticos).



Ao realizar a leitura do volume de um líquido em um recipiente com menisco, como um cilindro graduado ou balão volumétrico, é importante que a medição considere o menisco. Meça de modo que a linha que você esteja lendo esteja se baseando no centro do menisco. Para a água e a maioria dos líquidos, essa medição é realizada na parte inferior do menisco. Para o mercúrio, faça a medição da parte superior do menisco. Em ambos os casos, você estará medindo com base no centro do menisco.

Artigo por: Raphael Gonçalves Nicésio

Os artigos do blog são destinados a estudantes, profissionais e pessoas que se interessam pela biomedicina e demais áreas da saúde. O conteúdo não visa substituir as orientações de um médico, portanto não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação.

Licença Creative Commons
Esta publicação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Não é permitido duplicar, copiar ou reproduzir qualquer parte sem autorização prévia.
2007-2016. Biomedicina Brasil. Tecnologia do Blogger.