Biologia Molecular

Carga viral e HIV

Quando o assunto carga viral é abordado, diz-se da quantidade de vírus no sangue de um paciente. Conhecer a carga viral ajuda o médico a monitorar a doença, decidir quando iniciar o tratamento, e determinar se os medicamentos irão ou não fazer efeito quando forem necessários.


A quantificação da carga viral é muito comum em pacientes com HIV, e geralmente há uma relação entre a carga viral e o número de células CD4. Se a carga viral é alta, a contagem de CD4 vai ser baixa, tornando a pessoa mais vulnerável a infecções oportunistas. Os medicamentos anti-retrovirais auxiliam no controle da doença, e dificulta o vírus HIV de se reproduzir, diminuindo a carga viral e protegendo o sistema imunológico.

Existem diferentes métodos para quantificar a carga viral de HIV. Devido às opções, os resultados podem se apresentar com uma ligeira diferença entre os métodos. Em constante desenvolvimento, atualmente, os três testes mais comuns são PCR (Polymerase Chain Reaction), bDNA (branched-chain DNA) e NASBA (Nucleic Acid Sequenced Based Amplification).

Não há valores existentes para uma carga viral normal, porque pessoas não infectadas não têm carga viral, diferentemente de outros exames laboratoriais (incluindo contagem de CD4). Os testes de carga viral medem o número de partículas de vírus por mililitro de sangue, chamadas de cópias.

No tratamento do HIV, o objetivo é diminuir a carga viral para níveis indetectáveis. Em geral, a carga viral é declarada indetectável se estiver sob 40-75 cópias em uma amostra de sangue (o número exato depende da realização do teste de laboratório).

As mudanças da carga viral ao longo do tempo são frequentes. Normalmente, depois de ter sido infectado com o HIV, a carga viral será extremamente alta, com milhões de cópias em uma amostra de sangue. Mas após a resposta do sistema imunológico, a carga viral volta a um valor mais baixa. Geralmente, a carga viral continua a permanecer em níveis baixos no início da doença pelo HIV, uma vez que o período de infecção inicial já passou. A quantidade de vírus não aumenta com o tempo, porém o HIV destrói as células CD4, causando grandes danos ao sistema imunológico. Neste ponto, o tratamento torna-se necessário para evitar as infecções oportunistas.

Exemplo de progressão da doença.

Na maioria dos casos o teste de carga viral para HIV é pedido na sua primeira consulta após o diagnóstico, a fim de se estabelecer um nível de base. Depois disso, os testes de carga viral são realizados a cada 3-6 meses no caso de novas medicações, e 2-8 semanas após o início ou mudança de terapia.

Basicamente, a importância do teste é a verificação do aumento ou diminuição da carga viral com o tempo. A contagem de CD4 será o principal fator para a decisão se haverá ou não a necessidade de início do tratamento para o HIV.

Os resultados iniciais em pacientes não tratados podem chegar a 1 milhão de cópias por mililitro ou mais. Durante o tratamento, uma carga viral alta oscila entre 5.000 e 10.000 cópias. Dependendo do método usado, uma carga viral baixa, entre 40 a 500 cópias, que indica progresso lento da doença.
Ao contrário do que muitos podem pensar, um resultado indetectável não significa que a pessoa está curada, e sim que o HIV não está presente no sangue colhido ou está presente em quantidade abaixo do nível mínimo de detecção do método.

Fonte: AIDS.gov

Artigo por: Raphael Gonçalves Nicésio

Os artigos do blog são destinados a estudantes, profissionais e pessoas que se interessam pela biomedicina e demais áreas da saúde. O conteúdo não visa substituir as orientações de um médico, portanto não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação.

Licença Creative Commons
Esta publicação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Não é permitido duplicar, copiar ou reproduzir qualquer parte sem autorização prévia.

13 comentários:

  1. Houve um monte de dúvidas sobre a cura da aids hiv, eu também estava duvidaram, mas agora eu tenho a acreditar que o milagre que eu recebi também pode ser de grande ajuda para o mundo. Meu nome é Angela meu email é angelafreeeman@gmail.com Eu vivi com esta doença mortal por mais de um ano, o meu marido descobriu que estávamos ambos HIV positivo. Tentamos por todos os meios para viver nossas vidas, apesar de essa coisa no nosso corpo é somente quando nós tropeçavam este poderoso herbalista que ele retratou cura. No início, estávamos mais cético, mas meu marido insistiu em dar-lhe uma tentativa e pedimos para algumas de suas ervas e algumas semanas após a conclusão do processo devido a este fitoterapeuta, fomos para um teste como também dissemos, nós foram esmagados felicidade quando recebi os resultados na clínica. A taxa de vírus no corpo e caiu dentro de algumas semanas, fomos completamente cicatrizado. Também perguntou por que ele não veio para o mundo que ele tinha a cura e ele disse que fez em 2011, mas foi rejeitada pela equipe de pesquisa internacional. A coisa mais importante é para você ser curado, se você quer saber sobre esta chamada fitoterapeuta em +2349032913215 ou e-mail: odincurahiv@gmail.com. Deus te abençoe.
    Fale agora odincurahiv@outlook.com

    +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKK.... Ainda bem que você existe, caso contrario eu não iria rir tanto... Pare de mentir, isso é muito feio, demonstra um caráter horrível, doente, uma mente infeliz... Pare de espalhar boatos mentirosos... Não se torne uma pessoa tão feia por dentro.

      Excluir
  2. Cura?? Somente Jesus pra curar esse tipo de cura nunca ouvir falar

    ResponderExcluir
  3. Fiquei curiosa...Será verdade? Se for ótimo já estava na hora do governo para de ganhar dinheiro com essa doença.

    ResponderExcluir
  4. Se jesus curasse evangélico não iria ao médico e outra os médicos que curam os cientistas descobrem as curas das doenças e no final Jesus leva a fama .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa preciso responder ignorante idiota ateu retardado é pessoas como vc q deveria estar no fundo do mar isso é amor pessoa sem estudo vc acha q o cosmo criou algo tão fascinante q é nosso cérebro esse tipo de comentário guarde pra vc respeite a crença das pessoas joga uma granada na sua cara pra ver se acorda nossa indignado como tem pessoas pobres de espírito

      Excluir
    2. Que pessoa controlada, que palavras lindas, você deve ser uma pessoa que valoriza muito a paz e a harmonia entre as pessoas... Afinal sua resposta demonstra um grande respeito pelo outro, alem de demonstrar que você é um grande divulgador da paz. Caso você não consiga entender eu fui sarcástico.

      Excluir
  5. Jesus Cristo cura e liberta basta crê e reservar o direito dos outros

    ResponderExcluir
  6. Minha esposa necessita de exame de carga viral para HTLV , você saberia indicar aonde fazer sendo que no Emilio Ribas e Fiocruz não realizam mais?
    obrigado
    Sérgio Hindley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio, consulte a listagem de Centros de Testagem e Aconselhamento disponibilizada pelo governo no link: http://www.aids.gov.br/endereco_localizacao/listagem

      Excluir
  7. Estou muito feliz em compartilhar esta grande notícia sobre um grande e poderoso Herbalist Odin Ordia que me curou desta doença mortal (HIV / AIDS e diabetes), eu sofria de doença por mais de 8 anos, Felizmente para mim eu estava navegando na Internet quando vi uma mulher depor sobre um homem poderoso e grande (Odin Ordia), que tem ajudado a curar muitos de doenças mal e por isso ela também mencionou que esse mesmo homem pode igualmente curar e curar qualquer doença com a medicina herbal, assim, sem desperdiçar mais vez que em contato com ele no e-mail, ela acrescentou ao depoimento sobre (odincurahiv@gmail.com) Expliquei todos os meus problemas com ele, ele então respondeu e e me aconselhou a não se preocupar que ele vai me ajudar a preparar um medicamento à base de plantas e ele vai enviá-lo para mim via correio. Ele também me deu instruções sobre como usar depois que eu comecei a sentir mudanças no meu corpo sistema, mais tarde eu fui ao hospital para consulta médica e para minha surpresa eu estava completamente curado. Estou muito feliz que eu estou seguro desta doença com a ajuda de DR. Odin Ordia. Pode chegar a mim pelo meu endereço de e-mail em susdykes@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Texto propaganda. Não existem exames que detectam o HIV no sangue. Isto está escrito nos manuais do próprio WB que, inclusive, deixa claríssimo que o que ele detecta são partículas que se SUPÕE pertencer ao HIV.

    O criador do PCR, H. Muller, desabona o uso de sua máquina para contagem de vírus.

    Tudo um grande golpe. Vcs sabiam que há milhões de casos de AIDS sem a presença do HIV?

    O povo vai morrer, de fato, por ser burro. No universo do HIV e da AIDS, só bandidagem pura. E todos fingem não ver.

    ResponderExcluir
  9. Soy dr.midnight que vive en los EEUU, he sufrido del herpes,
    Muchos años, período de 7 años, sin cura. En un día fiel vi una
    El artículo en el Internet era una mujer habló sobre el doctor de medianoche y cómo este
    El doctor la ha curado permanentemente del VIH.
    Lo contacté a través de su correo electrónico: dr.midnight5@GMAIL.COM y le conté sobre mi enfermedad. Este hombre de la rejilla curó mi enfermedad de la infección del herpes. Me envió una medicina herbal que me curó completamente. Estoy viviendo hoy
    Afortunadamente y libre de HERPES. Había concluido en mi mente que no hay cura, él es el dueño y fundador de ISE HERB RESEARCH CENTER [IHRC]
    Dr .midnight tiene la cura para el VIH, Zika, HPV, ASMA, Diabetes, sífilis, bajo recuento de espermatozoides, cáncer, locura, hepatitis, bacterias e infecciones parasitarias y otras infecciones virales relacionadas. Había pasado 15 años en la práctica
    Espiritualismo, consultores, utilizando hierbas y medios espirituales para sanar
    Enfermedad mundial. La razón principal por la que estoy escribiendo este testimonio es
    Para informar al mundo entero sobre sus grandes hechos, y él es un Herbal Doctor que puede curar enfermedades mortales. También es un gran conjuror de hechizos que no había visto a ningún Doctor tan poderoso como este hombre de la parrilla, había salvado muchas vidas.
    Puede ponerse en contacto con él a través de; (Dr.midnight5@GMAIL.COM) o whatsap ellos en +2347037137208

    ResponderExcluir

2007-2016. Biomedicina Brasil. Tecnologia do Blogger.