Últimas Novidades

Principais aspectos do exame radiológico

Para a realização de uma radiografia, o profissional deve desenvolver coordenadas para efetuar o cálculo utilizado através de parâmetros que têm grande influência na composição da imagem. O cálculo é feito através de um conjunto de conhecimentos sobre física, anatomia, fisiologia e patologia humana, possibilitando a definição dos fatores que influenciam diretamente na formação da imagem diagnóstica.


mA - Ponto focal (Foco), tamanho ou densidade da estrutura radiografada. Está diretamente relacionado à anatomia, fisiologia e patologia da estrutura ou região de interesse.
KV - Kilovoltagem aplicada, responsável pelo enegrecimento da película de raios-x. É o poder de penetração e qualidade do feixe de radiação.
mAs -  Relação entre o ponto focal e o tempo de exposição, responsável pelo contraste (tons de cinza) da película de raios-x.
S - Tempo de exposição, responsável pelo tempo ou quantidade de irradiação.

Os novos equipamentos selecionam vários tipos de foco (50, 100, 200, 300, 500), que passou a ser determinado pela densidade a ser radiografada. Essas densidades são definidas numa escala de tons entre o branco e o preto podendo ser classificadas como ar (preto), partes moles (cinza) e ossos (branco). Quanto menor a densidade maior o foco e vice-versa. Geralmente, o foco 100 é usado para a densidade óssea, o foco 200 para a densidade de partes moles e o foco 300 para a densidade de ar.

O  KV é determinado através de uma fórmula.

KV = (espessura x 2) + Cap + Fa

Espessura – medida da estrutura radiografada com o uso do espessômetro.
Cap – constante do aparelho, medida com o uso do osciloscópio, podendo variar de 20 a 30.
Fa – fator absorvedor, cujo valor é variável.


O mAs também é calculado com o uso de uma fórmula.

mAs = (espessura x 2 + Cap) x C.M.M.

C.M.M.– Constante miliamperimétrica de “Marrom”, definida dependendo do tipo de densidade radiografada.

O tempo de exposição é dado pela dedução da fórmula.

mAs = mA x S logo: S = mAs / mA

Conclui-se então que o mA é definido pela anatomia ou patologia da estrutura radiografia, o KV define-se pela física do equipamento, o mAs e o tempo de exposição limita a quantidade de radiação aplicada.

Nenhum comentário