Bem Estar

O que provoca as queimaduras solares

As queimaduras solares anunciam que tivemos um bom divertimento sob o sol e talvez tenhamos sido um pouco descuidados, mas o que exatamente se passa em nossas células para produzir a inflamação dolorosa e vermelho ainda não está claro.


Recentemente, pesquisadores descobriram um sinal molecular que provoca as queimaduras. Quando as células da nossa pele são expostas a raios ultravioleta B (UVB), uma forma específica de RNA, chamado micro-RNA, é danificado, diz o estudo. Este RNA danificado é então liberado como um sinal de lesão solar, e solicita às células vizinhas ​​para estimularem a produção de fatores que promovem a inflamação. Todo o processo se destina a remover as células danificadas pelo sol, que poderiam se tornar cancerosas, se não eliminadas. Segundo o Dr. Richard Gallo, professor da Universidade da Califórnia, as células da nossa pele pode sentir danificadas pelo sol devido à liberação do RNA. 

Embora outros fatores provavelmente desempenhem um papel no processo inflamatório que vemos como uma queimadura solar, os resultados sugerem que as moléculas de RNA danificados servem como um marcador para a radiação causada pelo ferimento, dizem os pesquisadores. 

As descobertas podem ter implicações para condições médicas, como por exemplo, em um tratamento para a psoríase, condição em que a pele é exposta à luz UV. Mas enquanto a luz pode aliviar os sintomas, ela também aumenta o risco de câncer de pele, diz Gallo. As novas descobertas sugerem que certas moléculas de RNA podem ser usadas no lugar da terapia de UV, e produzir o mesmo benefício.

Além disso, pessoas com certas doenças auto-imunes podem obter uma sensação de queimação com pouca exposição à luz UV, antes que o dano celular insalubre ocorra. O bloqueio da via de micro-RNA pode ser uma forma para reduzir a inflamação nestes pacientes. No entanto, as pessoas saudáveis, sem tais condições, não gostariam de bloquear esta via apenas para evitar queimaduras solares, porque é uma forma importante para o corpo de se curar ou se livrar das células danificadas, completa o professor. "A resposta inflamatória é uma parte normal da nossa proteção contra o sol".

Fonte: Scientific American

Artigo por: Raphael Gonçalves Nicésio

Os artigos do blog são destinados a estudantes, profissionais e pessoas que se interessam pela biomedicina e demais áreas da saúde. O conteúdo não visa substituir as orientações de um médico, portanto não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação.

Licença Creative Commons
Esta publicação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Não é permitido duplicar, copiar ou reproduzir qualquer parte sem autorização prévia.

0 comentários:

Postar um comentário

2007-2016. Biomedicina Brasil. Tecnologia do Blogger.