O que são plasmídeos?

Plasmídeos são pequenos pedaços circulares de DNA que se replicam independentemente do cromossomo da célula hospedeira, têm importante papel como vetores de clonagem e são amplamente utilizados na biologia molecular. Nos micro-organismos, os plasmídeos têm funções adaptativas, já que podem garantir a sobrevivência de bactérias pela presença de genes de resistência a antibióticos, por exemplo.

Os primeiros plasmídeos utilizados em laboratório foram derivados de plasmídeos naturais encontrados em bactérias. Desde a sua descoberta, pesquisadores adicionaram muitas características aos plasmídeos para adequação a uma variedade de aplicações. Foram projetados para transportar até 10 quilobases de DNA e são facilmente isolados de micro-organismos por métodos laboratoriais.

Embora os plasmídeos se repliquem independentemente do DNA cromossômico, eles dependem de enzimas hospedeiras para catalisar a sua replicação. As DNA polimerases do hospedeiro ligam-se a uma sequência de origem de replica…

Curso - Aperfeiçoamento da rotina laboratorial microbiológica

O curso de microbiologia - aperfeiçoamento da rotina laboratorial, será ministrado aos sábados durante quatro meses pela Profª Drª Margarete Teresa Gottardo de Almeida. O conteúdo programático inclui desde aspectos básicos às principais infecções microbiológicas na rotina de um laboratório clínico. No último módulo também está incluída a abordagem sobre a micologia médica. O local do curso será a seccional do CRF, na rua Rubião Junior, 2634 - Centro, em São José do Rio Preto - SP.


Comentários