Hematologia

Problemas na coleta de sangue


Em princípio, qualquer veia dos membros superiores pode ser puncionada, desde que apresente boas condições como bom calibre, flexibilidade e integridade. O surgimento de hematomas após a coleta pode ocorrer, mas algumas medidas ajudam a fazê-lo desaparecer.

Para tentar evitar o hematoma, deve-se pressionar o local da punção por, no mínimo, três minutos. Também é necessário evitar flexionar o braço, massagear o local e fazer esforço físico no período posterior à coleta. Procure observar se não há relógio, pulseira ou qualquer outro tipo de acessório que esteja garroteando o braço.

Se ainda assim o hematoma aparecer, faça uma compressa de gelo por quinze minutos a cada hora, durante as seis primeiras horas. Após essa medida, compressas mornas podem ser colocadas no local para acelerar o desaparecimento do hematoma. Se houver qualquer outra reação ou dor no local, entre em contato com o laboratório ou um médico.

Veja abaixo alguns problemas que podem ocorrer durante a coleta de sangue e como resolvê-los. Ao verificá-los, mantenha-se calmo e tranquilize o paciente. Analise a situação e adote a conduta cabível.

Em qualquer um dos casos, se o problema não for resolvido, retire a agulha, cubra o local puncionado com algodão e pressione. Escolha um novo local, faça a antissepsia e realize nova punção.


Você puncionou a veia e o sangue não fluiu para o tubo.


O que pode ter acontecido?
1 - Transfixação da veia.
2 - Erro na direção da agulha.


Transfixação da veia.
Erro na direção da agulha.

O que fazer para resolver?
1 - Retroceda um pouco a agulha para que ela volte para dentro da veia.
2 - Localize a veia com sua mão livre e redirecione a agulha.

Você puncionou a veia e o fluxo sanguíneo foi interrompido.


O que pode ter acontecido?
1 - Transfixação da veia.
2 - É possível que a agulha esteja encostada na parede da veia
3 - Estenose ou colabamento da veia.
4 - O bisel está encostando na parede superior da veia.
Transfixação da veia.
Estenose ou colabamento da veia.

Bisel na parte superior da veia.

O que fazer para resolver?
1 - Retroceda um pouco a agulha para que ela volte para dentro da veia.
2 - Retroceda um pouco a agulha e gire sutilmente o adaptador ou a seringa para permitir o restabelecimento do fluxo.
3 - Retire o garrote para permitir o restabelecimento da circulação. Tente virar lentamente o adaptador ou a seringa para que o bisel seja desobstruído e permita a recomposição da veia. Se o tubo perder o vácuo, troque de tubo e lembre-se de identificá-lo ao final do procedimento. Se o problema não for resolvido, retire a agulha e faça uma nova punção em outro local.
4 -  Aumente o ângulo da agulha em relação ao braço e depois avance a agulha no interior da veia para permitir o fluxo sanguíneo.

Sangramento externo contínuo no local da punção.


O que pode ter acontecido?
O bisel penetrou apenas parcialmente na veia.

Bisel parcialmente penetrado na veia.

O que fazer para resolver?
Corrija o problema introduzindo a agulha corrretamente na veia. Se o tubo perder o vácuo, troque de tubo e lembre-se de identificá-lo ao final do procedimento.

Formação de edema ou hematoma após a punção.


O que pode ter acontecido?
A veia rompeu ou ocorreu extravasamento de sangue sob a pele.

Veia rompida.

O que fazer para resolver?
Interrompa imediatamente a coleta. Comprima o local e aplique uma compressa de gelo.

O sangue flui de forma pulsátil.


O que pode ter acontecido?
Uma artéria foi puncionada.

Artéria puncionada.

O que fazer para resolver?
Interrompa imediatamente a coleta e comprima o local ao menos por 5 minutos. Em seguida cubra o local puncionado com curativo oclusivo.


Fonte:
Coleta de Sangue - diagnóstico e monitoramento das DTS, AIDS e Hepatites virais.
Galena, HJ. Complications occuring fom diagnostic venipuncture. J. Fam. Pract. 1992;34:582-4.

Artigo por: Raphael Gonçalves Nicésio

Os artigos do blog são destinados a estudantes, profissionais e pessoas que se interessam pela biomedicina e demais áreas da saúde. O conteúdo não visa substituir as orientações de um médico, portanto não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação.

Licença Creative Commons
Esta publicação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Não é permitido duplicar, copiar ou reproduzir qualquer parte sem autorização prévia.

116 comentários:

  1. No dia 4 de setembro de 2015, há uma semana atrás, doei sangue, como faço todos os anos. No entanto, dessa vez, a agente realizou a punção na dobra do meu braço esquerdo, a frente do cotovelo, e quase não saiu sangue. E eu senti uma fisgada, uma espécie de choque na mão, provavelmente na continuidade de alguma veia, entre o pulso e o dedão. A agente ficou parecendo preocupada, e mesmo eu questionando o que estava ocorrendo, ela não falava nada, a não ser, de vez em quando, que não estava saindo sangue. Ajeitou diversas vezes a agulha no meu braço. Depois decidiu retirar sangue do outro braço e aí transcorreu normalmente. Lembro q no primeiro braço, saiu mais sangue na hora de tampar o local com curativo. Após terminado o processo de doação, a agente resolveu falar que poderia ter encostado na parede entre veias. E o problema é que até hoje sinto um leve incomodo do lado do dedão, e até no meio do braço, numa possível mesma veia. O que pode ter ocorrido? Devo fazer algo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tadeu, pode ter ocorrido uma lesão de um nervo periférico durante a coleta do sangue. Geralmente elas melhoram com o passar do tempo, mas recomendo procurar um médico e informá-lo sobre essa dor, para que ele indique um tratamento caso seja necessário.

      Excluir
    2. Tadeu, ocorreu o mesmo comigo. Você poderia me dizer como seu caso evoluiu?

      Excluir
    3. Fui doar sangue, porém a moca se recusou a perfurar minha veia, informou que ela eh muito fina e que eu não posso ser doadora por esse motivo. Pergunto: pode ser utilizada a veia da mão/pulso para doação de sangue???

      Excluir
    4. As veias da mão tem um calibre muito pequeno não é recomendável

      Excluir
  2. Minha mãe tem 88 anos e hoje foi ao Pronto Atendimento Unimed, várias foram as técnicas de enfermagem, inclusive da pediatria, para tentar coletar sangue para fazer alguns exames...
    Depois de muitas picadas, resolveram então coletar o arterial; assim o fizeram; portanto a técnica me disse que normalmente o sangue arterial após coleta sangra no local, o que não ocorreu com minha mãe; o que pode ser isso? Ela não está desidratada...
    Fiquei preocupada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sangramento ocorre devido à pressão arterial, que mantém o sangue circulando no organismo. Provavelmente, nesse caso, a compressão no local da punção foi realizada por tempo adequado após a coleta.

      Excluir
  3. Olá, hoje levei minha filha de 7 anos para colher o sangue para exame, mas fiquei preocupada pois começou a fluir normalmente e depois parou, aí a enfermeira recuava um pouco a seringa e em seguida pressionava o êmbolo para frente, repetindo isso umas 5 vezes vindo a desistir pois não saia mais o sangue. Ela disse que a quantidade colhida seria suficiente para o exame, mas a minha preocupação é com esse manuseio da seringa e do êmbolo dentro da veia da minha filha se pode causar algum problema, por ex. se entrou ar, coisas assim.

    ResponderExcluir
  4. Ocasionaría problemas se por ventura houvesse uma grande quantidade de ar entrado podendo causar uma embolia gasosa mais esse procedimento realizado apenas foi uma das formas de tentar desobstruir. Pode ficar despreocupada com relação a isso procedimento meio comum mais o ideal era retirar e reepuncionar o pct.

    ResponderExcluir
  5. Fui doar sangue hoje e não consegui pois o médico falou que minha veia não estava boa , . Perguntei se era problema de saúde pois estava me sentindo muito bem ! Mais fiquei preocupado .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, ele deve saber o real motivo pelo qual não ocorreu a doação.

      Excluir
  6. Durante a coleta de sangue para exames há duas semanas, senti muita dor no momento da punção, mas a coleta foi normal. Logo após começou um edema no local, retornei e a atendente ficou preocupada, fez compressa de gelo e disse que o problema foi ocasionado pela pressão dos tubetes. Achei que era conversa fiada. Após alguns dias, a parte lateral do cotovelo começou a ficar amarelada, com manchas de sangue, dolorido no local, e até hoje a mão está estranha, às vezes parece que formiga, às vezes parece estar mais fria, e o local da picada ainda dói. Penso que houve lesão da veia e de algum nervo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Luiz, podem ocorrer lesões de nervos durante a coleta. Procure um médico e conte sobre o ocorrido.

      Excluir
  7. Há quase uma uma semana tirei sangue. Quando a tecnica espetou a agulha senti um grande choque no pulso. Disse-me que provavelmente tocou com a agulha num tendão mas que às vezes isso acontece. passados estes dias, a dor continua e há certos movimentos do pulso que são dificeis de fazer. O que poderei fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, o melhor a se fazer é consultar um médico e lhe dizer o que aconteceu.

      Excluir
  8. Semana passada fui com minha mãe, fazer um exame de sangue, quando a téc fez a punção veio sangue mas em seguida esse sangue parou de sair e entrou ar na seringa logo a técnica retirou a agulha e o sangue continuou a sair. Se ela tinha perdido a veia então pq na hora q ela retirou a agulha o sangue saiu em grande quantidade ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaissa, provavelmente a veia foi rompida. Por isso o sangramento depois da retirada da agulha.

      Excluir
  9. Fui tirar sangue para fazer exame e notei que com o sangue veio uns pedacinhos meio brancos parecendo um pedacinho de esponja o que é isso a enfermeira não sabia dizer????Me ajude estou preocupada??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselho que consulte um médico, pois de acordo com o seu relato, isso não é normal.

      Excluir
  10. Boa noite..
    Fiz a doação de sangue no dia 19 de novembro no momento da doação ocorreu tudo normal, só que no momento que a enfermeira tirou a agulha imediatamente o loção inchou ela imediatamente fez a limpeza do local e fez uma compressa , no momento que estava com a compressa ardeu muito fiquei uns 20 minutos com a compressa até que ela tirou. Porém o local ainda ficou inchado e dolorido.
    Já se passaram 4 dias e o local ainda continua dolorido e roxo.
    Oque posso fazer pra melhorar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O local de coleta de sangue pode ficar dolorido e roxo em algumas situações. Continue fazendo compressas e em poucos dias o inchaço melhorará. Caso persista, vá a um médico e relate o que ocorreu.

      Excluir
  11. Fui doar sangue ontem, porém a veia rompeu no braço esquerdo, a enfermeira tentou no direito, porém a veia também rompeu, ela pegou uma bolsa de gelo (segundo ela gelo onde ficam armazenados plasma), só que esse gelo queimou meu braço, na hora ficou muito branco, sem circulação de sangue, depois de aquecer o braço começou aparecer vergões na região queimada, e agora está sem os vergões, porém o local está dolorido, o braço está vermelho (uns 4 dedos acima da região queimada) e a parte interna está começando a formar uma cor escura, essa coloração é normal? Estou muito preocupada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, provavelmente a mancha do hematoma irá escurecer e sumir em poucos dias.

      Excluir
  12. Olá. Fui doar sangue e aconteceu algo estranho. Ao punsionar minha veia, o sangue fluiu normalmente e repentinamente parou e retornou para dentro do vaso. Como se a veia tivesse feito uma sucção, deixando a cânula de coleta limpa. O ocorrido chamou a atenção dos profissionais da área e ninguém soubecexplicar e ficaram perplexos. No mesmo instante, o local inchou e depois de garroteamento o sangue desceu novamente, o que consta q a veia não estava perdida. Enfim...no momento tive queda de pressão e fiquei na posição de trendlemburg até o fim do procedimento. Acontece que o local ficou roxo e outras regiões do braço, além da fossa cubital. Várias manchas pelo braço e muita dor. Estou no quarto dia e sinto dificuldade em movimentar o braço. Curioso o ocorrido, não? Saberiam me dizer o que pode ter ocorrido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thamise. O fato de o sangue ter parado de fluir pode ter sido em decorrência da transfixação ou colabamento da veia durante a doação. O estranho é o retorno para a veia, como você descreveu. E como provavelmente houve lesão ou extravasamento do sangue na veia durante o procedimento de doação, creio que a formação dos edemas e hematomas seja normal nos primeiros dias. Se a dor persistir, retorne a um médico.

      Excluir
  13. Olá, eu achei curioso tb. Hj troquei uma ideia com meu professor de Atamofisiologia e ele disse que a veia pode sim fazer um efeito de sucção dependendo da pressão do ar aspirado, etc....
    Ele disse que se fosse artéria seria inusitado, pois a artéria só faz ejeção de sangue.
    Curioso isso, né?
    Mas vale para aperfeiçoarmos nosso conhecimento.
    Obrigada pela atenção dispensada!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Fiz coleta de sangue já uns 4 meses.Na hora,já senti que algo não foi muito bem,já que a agente coletora,teve que tirar a agulha.E na 2ª picada,senti mais ainda e até hoje(06/12/2015)sinto que as dores são mais fortes.Que fazer num caso desses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Osman, se a coleta foi há mais de 4 meses e a dor ainda persiste, procure um médico e conte sobre o ocorrido.

      Excluir
  15. Bom dia.... retirei sangue para coleta de exame do braço esquerdo na dobra do braço,e percebi que o sangue fluia muito devagar o enfermeiro mexia a agulha do escalp, e conseguiu depois de algum tempo colher o sangue... ocorre que 05 dias depois, surgiu tipo uma espinha no local do acesso ta vermelha tem ponta amarela e ta doendo muito o que devo fazer me ajude por favor! obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, o melhor a se fazer é procurar um médico e explicar o que está ocorrendo.

      Excluir
  16. Oque pode ser uma mancha no lugar que você furou para coletar o sangue ? Braço esquerdo na dobra ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mancha pode ser um hematoma, que geralmente some com o passar do tempo.

      Excluir
  17. Boa noite!
    Hoje fui fazer uns exames e tive que fazer a retirada de sangue na dobra do meu braço direito a frente o cotovelo.
    Assim que ela enfiou a agulha senti meio que um choque em todo o braço, fiquei preocupada então questionei, a enfermeira por sua vez pediu desculpas e disse que não era nada. Acabei fazendo a coleta com outra enfermeira. Após pegar os resultados dos exames voltei para casa, e continuei sentindo aquele tal choque e a partir daí só foi piorando. Fiz algumas pesquisas e vi que tem algo havê com perfuração de nervo, entretanto não falava nada sobre algumas medidas a serem tomadas para diminuir essa dor que está muito forte. O choque não está passando. Estou preocupada, o que deve ter acontecido ? Estou certa em minhas pesquisas ? Quais medidas tomar ? É normal essa dor ser contínua ? Até quanto tempo continuarei a sentir esse tal choque ? Não consigo fazer nenhum tipo de esforço em todo o braço direito. Observação, no momento em que ocorreu isso, perguntei para todos os enfermeiros que me atenderam e eles não diziam absolutamente nada. Aguardo sua resposta. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola também estou sentindo esses sintomas que você disse, porem já faz 3 anos que fiz o exame,você conseguiu tratar isso ou sobe sobre oque era?

      Excluir
  18. Curiosidade minha filha foi colher sangue e junto conosco havia uma senhora colhendo também a enfermeira colheu os cubinhos e esqueceu de um ela abriu um dos outros e colocou um pouco no tubo vazio isso procede? Não altera resultados de exames? Eu particularmente achei incorreto desde já agradeço Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é indicado transferir sangue entre tubos porque eles podem ser diferentes quanto ao aditivo, por exemplo. E esse fato pode interferir no resultado do exame, de acordo com o teste que será realizado na amostra.

      Excluir
  19. Olá é normal depois da coleta de sangue arterial o local da punção ficar dolorido? No meu caso foi artéria braquial e foi tudo bem, porém está doendo aonde coletou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode ficar um pouco dolorido no local da coleta.

      Excluir
  20. Fui colher sangue mas o volume q saiu foi muito pouco e depois nao saiu mais nada, mesmo tentando no outro braço. Parecia ate q meu sangue havia secado. O que houve? Isso é grave?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edilene, por algum motivo o fluxo sanguíneo foi interrompido durante a coleta. Mas fique tranquila que seu sangue não "secou".

      Excluir
  21. Boa noite, meu amigo precisa fazer exames de sangue, mas não consegue pois não acham mais veias. Já tentaram até a do pescoço, mas não houve sucesso. Como pode se resolver esse problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em algumas pessoas, a localização de veias pode ser difícil mesmo. O ideal é que se tenha um coletor experiente no local para auxiliar no momento da punção.

      Excluir
  22. Boa noite
    Hoje colhi sangue, na hora correu tudo bem, mas horas depois após retirar o esparadrapo o local ficou roxo no Centro e ao redor do roxo tinha manchas vermelhas, tipos pontos.
    O que será isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, é normal ficar um pouco roxo e dolorido no local da coleta por causa da punção em alguns casos.

      Excluir
  23. Boa Tarde!
    Há alguns meses atrás fui fazer exame de PSA, a moça retirou o sangue e após, quando saí comecei a sentir fortes dores de cabeça, como também fiquei sentindo um dor fina no lado do braço. O que poderia ter acontecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez alguma intercorrência durante a coleta. Por isso é importante relatar ao coletor qualquer tipo de dor ou situação anormal no momento da punção. Ele poderia ter esclarecido.

      Excluir
  24. Olá em fevereiro fiz um exame de sangue e após a coleta começei a sentir uma dor no braço. Nos primeiros dias achei que era normal de alguma lesão e que em questão de alguns dias iria melhorar mas já faz 2 meses e a dor não passa. A dor fica localizada no braço, parece ser abaixo do bíceps e qualquer esforço que faço com o braço sendo leve ou não sinto dor. Já tentei fazer alongamentos imaginando ser alguma dor muscular e dói muito quando tento fazer. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, a melhor solução é ir ao médico e explicar o que ocorreu. Talvez essa dor nem seja relacionada diretamente à coleta do sangue.

      Excluir
    2. Estou com a mesma dor. Porém faz apenas um dia que fiz a coleta de três tubos grandes de sangue. No momento ocorreu tudo normal sem dor e nada. Mas sinto dor no braço desde o bicipes até abaixo de onde foi a coleta -dobra do braço. Quando estendo o braço doi mais. Parece ser musucular ou algum nervo sei la.

      Excluir
    3. Fabi, procure um médico. Pode ter ocorrido algum problema durante o procedimento da coleta do sangue.

      Excluir
  25. Olá, recentemente passei por uma cirurgia e quando acordei vi que tentaram pegar uma veia na minha mão direita um pouco pra cima do punho só que pegaram foi o nervo porque depois de 11 dias ainda dói muito minha mão a médica pediu para fazer compressa com água quente e tomar analgésico mas já fiz isto é não melhora. Devo procurar um pronto Socorro
    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro Renata, um pronto-socorro ou uma consulta médica.

      Excluir
  26. Levei minha nora pra coletar sangue pra exames de rotina, saiu um líquido branco junto com o sangue, a enfermeira se surpreendeu e não soube dizer o que era, parou a coleta, guardou o material e começou nova coleta, que daí foi normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito estranho mesmo Cristiane, também não saberia responder. Pelo menos a segunda coleta foi bem-sucedida!

      Excluir
  27. Fui doar sangue uma vez e não consegui, meu braço começou a doer e quando a enfermeira foi verificar viu que a maquina estava puxando, mas o sangue não estava vindo, tentou mais algumas vezes e não deu certo. Quando vou fazer exame de sangue é normal fazer a coleta pelos tubinhos, o que facilitou para muitos, se tornou pesadelo para mim, pois só conseguimos encher um tubinho e meio, depois disso meu sangue para de vir, começo a passar mal, aí tenho que esperar melhorar para terminar com a seringa. Já com a seringa não tenho problema nenhum, não tenho medo de agulhas então sempre peço para que tirem com a seringa, mas sempre vem com a desculpa de se tirar com a seringa vamos ter que fazer dois furos e isso é desnecessário. Conto a mesma história todas as vezes que vou retirar sangue, mas o da vez sempre acha que com ele vai dar certo então passo pelo mesmo sofrimento e depois escuto: "Nossa, nunca vi isso antes". Bom, queria saber o que é e se isso é tão raro assim mesmo? Preciso saber com que tipo de medico me consultar para conseguir um atestado, algo do tipo que me ajude na hora de tirar sangue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josiane, se o sangue não flui bem, você pode tentar aumentar a ingestão de líquidos. Mas procure saber se o exame permite isso, pois alguns são mais específicos. Caminhadas e exercícios também aumentam o fluxo sanguíneo, assim como uma boa refeição na véspera, se o exame não exigir o jejum. Caso nenhuma dessas alternativas ajude, consulte um médico hematologista.

      Excluir
  28. Minha mãe fez cirurgia (varizes) já fez um mês e só agora observamos que quando ela levanta o braço repuxa algo bem aparente na pele, a veia utilizado foi do braço próxima ao cotovelo observei tb que próximo a mão tb esta um pouco fundo. A médica disse que a veia secou, isto é possível? Isso ocorreu por causa do soro? Minha mãe disse que devido a posição na cirurgia ela dobrou o braço pq estava acordada e foi virada de barriga p/ baixo. Muito Obrigada !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katia, essa situação é possível em pacientes com varizes e talvez tenha sido causada pela posição imóvel durante a cirurgia e administração do soro.

      Excluir
  29. Tirei sangue no dia 27.04, ficou super roxo e eu não conseghuia dobrar o braço de dor, e hoje ( dia 02.05 ) ainda sinto dor no local ao pegar peso, e meu braço ainda esta roxo em toda área da dobra... É normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é não dobrar o braço e não pegar peso após a coleta de sangue. O hematoma deve desaparecer em alguns dias.

      Excluir
  30. Meu pai foi fazer exame de sangue, ele tem 71 anos, esta com sonda devido a problema na prostata e tambem esta com a ureia e a creatinina alta. A agente colocou a agulha e nao saiu sangue, virou, mexeu, tirou e colocou de novo e não saiu sangue e ele sentiu muita dor, entao ela tentou no outro braço e só saiu meio tubo de sangue e nao saiu mais, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em algumas pessoas, a coleta de sangue pode ser mais difícil devido ao quadro clínico, como no caso do seu pai. Cabe ao flebotomista analisar a situação do paciente e tomar as medidas necessárias para que a coleta seja satisfatória a fim de realizar os exames.

      Excluir
  31. Fui realizar um exame de sangue e na hora o técnico apertou uma liga de Borracha em volta do braço e foi conversar com outra técnica,meu braço estava doendo devido o aperto da liga, quando ele retornou introduziu a agulha ,retirou um tubo grande de sangue e após a retirada da agulha colocou um algodão. Quando retirei o algodão tinha um caroço bem elevado, vermelho e dolorido no local da furada. Durante a tarde surgiu uma roxidão ao redor da elevação vermelha e no outro dia ficou mais roxo ainda. Isso não é a primeira vez q acontece. Seria normal esse acontecimento contínuo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, em alguns casos podem surgir hematomas, mas estes somem após alguns dias.

      Excluir
  32. minha mae foi fAZER COLETA E NÃO SAIU SANGUE MESMO TENTANDO NO OUTRO BRAÇO.. ISSO PODE SER ALGUMA DOENÇA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fluxo sanguíneo pode apenas estar diminuído. Pergunte o provável motivo para o coletor.

      Excluir
  33. Oi boa tarde! A 15 dias fui tomar soro e ao introduzir a agulha, no pulso esquerdo a mesma machucou o tendão (acho) pq senti uma dor imediata e insuportável do ponto de inserção da agulha subindo para a ponta do meu dedo do meio, passado o tempo quando dobro meu penso para cima a mesma dor ocorre. O que pode ser isso? Obrigado e uma ótima semana! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Durante o procedimento, a agulha pode ter atingido algum nervo periférico. Explique a um médico o ocorrido.

      Excluir
  34. Fiz um exame de cintilografia do miocardio, e depois de duas semamas comecei a sentir uma dor no braco que foi para o pulso. Ja fiz compressa friá, passei balsamo bengue e nada. Nao posso colocar nenhum peso na mao que o pulso doi muito. O que podera ter acontecido? Fiquei com agulha no braco fazendo esteira durante o exame.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcus, recomendo procurar um médico, contar o que aconteceu e informá-lo sobre essa dor.

      Excluir
  35. Oi boa tarde, meu nome é Bel e nas duas últimas vezes que fui doar, meu sangue demorou tanto tempo pra sair que o enfermeiro disse q não tinha como colher, disse q era falta de água, mas tomo mais de 2L de água, porém, qdo eu levantei da cadeira, meu sangue ficou escorrendo do meu braço. Estou preocupada q meu sangue esteja grosso. Como vcs tem mais experiência, poderiam me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bel, a "demora" para o sangue sair pode ser pela baixa ingestão de líquidos ou falta de exercícios físicos. Fazer boas refeições também pode ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo.

      Excluir
  36. Minha mãe sofrer muito quando vai tirar sangue os enfermeiro falar que ela tem veias fina gostaria de saber se existe alguma alimentação que ajudacer diminuir seu sofrimento ajuder me grata cris ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal que com o aumento da idade, as paredes das veias fiquem mais frágeis devido à degeneração do tecido conjuntivo.

      Excluir
  37. Oi Boa noite hoje tomei uma medição na veia pois estou com uma inflamação no pulmão a enfermeira me disse o nome do remédio mais nao me lembro ela disse tbm que ela é muito forte isso foi 15:15 agora meu braço está doendo muito Será que foi por causa do medicamento ser forte ou por ter aplicado errado desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal ficar um pouco dolorido depois da administração de um medicamento ou coleta de sangue. Se a dor persistir por muito tempo, procure um médico.

      Excluir
  38. OLÁ AMIGO,FUI TIRAR EXAME DE SANGUE ONTEM DAI,MINHAS VEIAS NÃO ESTAVAM APARECENDO E AXO QUE A MOÇA ESTAVA ACERTANDO ALGUNS NERVOS,SENTIA UM CHOQUE HORRIVEL E ELA FICOU PROCURANDO PROCURANDO AS VEIAS E NÃO ENCONTRAVA FUROU EM TRES CANTOS E NÃO ENCONTROU FIQUEI TENSO E PREFERI TIRAR OUTRO DIA AGORA ESTOU NERVOSO COM ISSO TENHO MEDO QUE OCORRA ALGUMA LESÃO NO MEU NERVO,POR SER DIFICIL DE ENCONTRAR MINHA VEIA NUNCA TIVE MEDO DE AGULHAS E NEM TENHO MAIS FICO PREOCUPADO EM OCASIONAR ALGO ASSIM,POIS ESTOU FAZENDO O EXAME PARA VER MINHA SITUAÇÃO NÃO QUERIA QUE OCORRECE OUTRO PROBLEMA,OQUE FAÇO PARA MINHAS VEIAS APARECEREM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio, o simples ato de garrotear o braço na hora da coleta já torna as veias proeminentes e facilita a localização para o coletor. Em algumas pessoas, pode ser difícil a visualização devido a vários fatores, inclusive o índice de gordura corporal. Converse com o coletor antes do procedimento para entender melhor a sua situação.

      Excluir
    2. Obrigado, eu fiz isso mesmo ja fiz o exame,mas foi a mesma situação minhas veias são muito finas e quando o coletor encontrou uma apenas,o sangue veio e parou, mas ela disse que seria suficiente, eu iria fazer hemograma completo e glicose em jejum, mais sofri muito para consseguir, sera que vai sempre assim qaundo for fazer exame de sangue?

      Excluir
    3. Considerando isso, recomendo que conte a sua situação no laboratório de coleta sempre que for fazer o exame, para evitar novos desentendimentos.

      Excluir
  39. Fui Fazer uma doaçao de sangue hoje e tive problemas primeiro quando ele furou a veia o fluxo de sangue estava muito alta por volta de 180 e ainda disseram que nunca haviam visto aquilo eu fiquei preocupado porem ele mudou a posiçao pois a velocidade que o sangue saia eu poderia passar mal mas com a mudança esse fluxo caiu para 30 dificultanto a coleta nao encheu nem 300 ml e ai o operador me disse que bolsa sera descartada o que houve porque esse fluxo de 180 o que é ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dino, o fluxo sanguíneo depende do calibre da veia. Se o volume correto não for preenchido durante o tempo programado na máquina (cerca de 10 a 15 minutos), a bolsa de sangue é descartada. Após o procedimento, são oferecidos lanches aos doadores para garantir a reposição nutricional.

      Excluir
  40. ah um detalhe eu nao passei mal porem senti uma fome monstruosa e eu ja havia almoçado e lanchado isso é normal ?

    ResponderExcluir
  41. Ao levar meu bebê para colher sangue a veia dele estourou e a enfermeira pegou tubo e começou a colher direto do bracinho dele o sangue que escorrendo ela ia colocando dentro do tubo raspando no braço do bebê Achei estranho porque o sangue pode ter entrado em contato nação com o ar Estou certa disso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, é muito estranho mesmo, pois a coleta deve ser feita diretamente da veia, e não do sangue que está "escorrendo" pelo braço.

      Excluir
  42. Há três meses eu fui doar sangue. Demorei bastante por conta da dificuldade de encontrar uma veia com pressão suficiente. A veia era fraca, mas consegui doar tudo. Contudo, a veia que eu conseguia ver no braço esquerdo desapareceu, pensei que por conta da quantidade de sangue doado isso fosse normal, e que, com o tempo ela voltaria a aparecer. Ontem eu fui doar sangue de novo e para poupar o tempo de procurar uma veia boa, mostrei a veia que tinha sido utilizada anteriormente. Mas o enfermeiro furou, "varreu" meu braço por dentro e nada de sair sangue, nem uma gota. O que pode ter acontecido? Posso tentar doar no mês seguinte, ou tenho de esperar três meses, mesmo sem ter doado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliane, você disse que na primeira vez foi difícil encontrar a veia e pode ter ocorrido de novo nessa última vez. Quanto ao prazo, recomenda-se que mulheres fiquem por cerca de 120 dias sem doar sangue até que o organismo reponha. Como você não doou, acredito que possa tentar novamente.

      Excluir
  43. Ola, fui fazer coleta de sangue e sempre saiu normal, porem hoje percebi umas bolhinhas de ar em todo os tubilhos coletados. algo de errado com o sangue ou seria normal acontecer isso{

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grace, é provável que a formação de bolhas de ar tenha ocorrido após a coleta, durante a transferência do sangue para o tubo.

      Excluir
  44. Fui fazer hemograma periódico, e na hora da aplicação senti uma dor tipo, choque no braço, fiz ultrassom a dr. teve a conclusão que foi "área ecogênica mal definida em permeio de fibras musculares da região antero-medial do antebraço possivelmente relacionado a distensão/processo inflamatório" estou tomando anti-inflamatório, vou fazer fisioterapia amanhã. Mais o problema principal e que já fazem 12 dias e a dor no local ainda não passou. Acredito que a aplicação pegou no nervo. O que você me indica a fazer? Qual será o motivo da demora da recuperação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ítalo, a melhor indicação é retornar ao médico. Explique o seu caso e se as dores ainda persistem no local.

      Excluir
  45. Tenho lúpus e por isso sempre estou colhendo sangue para fazer exames mas as últimas 3 vezes que fui colher no braço esquerdo os enfermeiros não conseguem achar a veia , nen sangra o local do furo , hooj novamente ocorreu e a enfermeira ainda disse que entupiu a ponta da agulha , fiquei preocupada pode ser algo grave ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é possível avaliar porque há muitos fatores que influenciam uma boa coleta de sangue. A melhor opção é perguntar para a enfermeira ou para o profissional responsável no momento da punção.

      Excluir
  46. Olá, fui tentar doar sangue,foram três atendentes para achar minha veia, não saiu de um braço e do outro saiu muito pouco e a coleta foi interrompida. A moça da coleta disse que minha veia era hiper sensível, para eu tentar no verão em um dia bem quente que talvez consiga. Tenho duas dúvidas, é genético ou a algo que eu possa fazer pra melhorar, e se eu perco a vaia a cada coleta de sangue, pois quando vou fazer exames que precisão de coleta é cada vez mais difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veridiane, essa condição é normal em algumas pessoas. Siga as recomendações da coletora e aguarde um dia favorável para a coleta de sangue.

      Excluir
  47. Tenho lupos e fui fazer coleta em um hospital semana passada e no momento do procedimento senti uma dor que chegava ao inicio do pulso.No dia seguinte senti que não conseguia esticar o braço e sentia fisgadas como se fosse um choque e ainda o sinto assim mesmo se passando cinco dias após o procedimento.Nunca me aconteceu isso em outras coletas, e estou preocupada.Pode ter atingido algum nervo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, às vezes um nervo periférico pode ser atingido durante a coleta e a dor persistir por alguns dias. Mas recomendo consultar um médico para verificar o que está causando a dor no seu braço.

      Excluir
  48. Furar a cabeca de uma crianca eperigoso pra tomar soro preciso dessa resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consulte um médico para obter essa informação.

      Excluir
  49. Boa noite. Fiz uma doação recentemente que durou menos de 1 minuto. Isto se deu porque meu fluxo estava na média de 158 ml/min e portanto coletaram somente 150ml. A questão é que perguntei na hora porque não poderiam tirar mais e falaram que não era nenhum problema, mas que não poderiam mesmo tirar mais do que isto. Porém alguns dias depois criou um enorme hematoma no meu braço. Fiquei então da dúvida se não poderia tirar mais em função do hematoma ou em função de uma possibilidade de passar mal. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A doação rápida pode ter ocorrido em função do fluxo sanguíneo no momento da coleta, já que afirmaram não haver nenhum problema.

      Excluir
  50. Após quantas horas acordado ainda pode-se fazer a coleta?
    Fui informado que após muitas horas acordado dá um problema no nível de glicose para a coleta e resultados de exame, porém, não me informaram a quantidade de horas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, depende do exame que será realizado e o que vai ser analisado. Informe-se com os profissionais do posto de coleta.

      Excluir
  51. Hoje fui levar minha filha de 2 anos e 10 meses para tirar sangue para exames, mas achei estranho que a tecnica furou e o sangue demorou para sair e a outra tecnica que segurava o bracinho dela teve que massagear para sair. Seria normal pela idade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é normal que haja dificuldade na coleta de sangue em crianças.

      Excluir
  52. Fiz uma coleta de sangue na área de dobra do braço e surgiu hematoma no antebraço uns três dedos abaixo do local da coleta, esse vazamento longe do local da perfuração é normal?Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yuri, o surgimento de um hematoma é comum após a coleta de sangue. Se não perceber melhora dentro de alguns dias, procure um médico.

      Excluir
  53. Um dia fui doar, porém ela furou que doeu muito, comecei a passar mal, e não deu tempo de encher a bolsa, encheu aquela bolsinha pequena, e os tubos para os exames, gostaria de saber se esse sangue da bolsinha menor é utilizado de alguma coisa, se a doação mesmo não sendo terminada serviu para alguma coisa já que encheu aquela bolsinha menor, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende muito da quantidade Diego, mas geralmente a bolsa coletada é fracionada em componentes sanguíneos: concentrado de hemácias, plaquetas e plasma.

      Excluir
    2. então mesmo que não tenha sido cheia por completo, é possível que tenha sido utilizada né?

      Excluir
  54. Dia 26 de novembro fui tirar sangue para teste de medula óssea, na hora que estava colhendo a enfermeira pediu pra eu fechar a mão, mas antes de acabar eu abri a mão e ela me disse para não abrir, então fechei novamente a mão. Após a retirada de sangue no local ficou dolorido e duro e dias depois apareceu um enorme hematoma que está crescendo cada dia mais, hoje é 01/012 e ainda tá tudo roxo e dolorido. O que faço?

    ResponderExcluir

2007-2016. Biomedicina Brasil. Tecnologia do Blogger.