O que são plasmídeos?

Plasmídeos são pequenos pedaços circulares de DNA que se replicam independentemente do cromossomo da célula hospedeira, têm importante papel como vetores de clonagem e são amplamente utilizados na biologia molecular. Nos micro-organismos, os plasmídeos têm funções adaptativas, já que podem garantir a sobrevivência de bactérias pela presença de genes de resistência a antibióticos, por exemplo.

Os primeiros plasmídeos utilizados em laboratório foram derivados de plasmídeos naturais encontrados em bactérias. Desde a sua descoberta, pesquisadores adicionaram muitas características aos plasmídeos para adequação a uma variedade de aplicações. Foram projetados para transportar até 10 quilobases de DNA e são facilmente isolados de micro-organismos por métodos laboratoriais.

Embora os plasmídeos se repliquem independentemente do DNA cromossômico, eles dependem de enzimas hospedeiras para catalisar a sua replicação. As DNA polimerases do hospedeiro ligam-se a uma sequência de origem de replica…

Feliz dia do biomédico

"A biomedicina é um vasto campo de estudo que utiliza todos os aspectos teóricos da saúde a serviço da população. A investigação e a pesquisa histórica da área médica são funções do profissional biomédico, baseadas em uma série de disciplinas, incluindo anatomia, fisiologia, genética, patologia, zoologia, análises ambientais, química, bioquímica, biologia, microbiologia, etc. Enquanto a medicina tradicional está preocupada com a aplicação prática direta dos seus conhecimentos, a biomedicina olha para o seu historial e envolve-se em novas pesquisas para aumentar os limites do que a medicina é capaz de realizar."

"Para ser bem sucedido no trabalho, a primeira coisa a fazer é apaixonar-se por ele" - Mary Lauretta 


20 de novembro - o blog Biomedicina Brasil parabeniza todos os biomédicos e biomédicas pelo nosso dia!