O que são plasmídeos?

Plasmídeos são pequenos pedaços circulares de DNA que se replicam independentemente do cromossomo da célula hospedeira, têm importante papel como vetores de clonagem e são amplamente utilizados na biologia molecular. Nos micro-organismos, os plasmídeos têm funções adaptativas, já que podem garantir a sobrevivência de bactérias pela presença de genes de resistência a antibióticos, por exemplo.

Os primeiros plasmídeos utilizados em laboratório foram derivados de plasmídeos naturais encontrados em bactérias. Desde a sua descoberta, pesquisadores adicionaram muitas características aos plasmídeos para adequação a uma variedade de aplicações. Foram projetados para transportar até 10 quilobases de DNA e são facilmente isolados de micro-organismos por métodos laboratoriais.

Embora os plasmídeos se repliquem independentemente do DNA cromossômico, eles dependem de enzimas hospedeiras para catalisar a sua replicação. As DNA polimerases do hospedeiro ligam-se a uma sequência de origem de replica…

Casos clínicos - Patologia

Casos clínicos de patologia para estudo. Confira as respostas no final da página.

1 - Homem, 54 anos, sem histórico de alcoolismo, apresenta os seguintes sintomas: hematomas, fezes esbranquiçadas, icterícia, ascite e dificuldade de atenção. Observando a imagem, qual o possível diagnóstico e causa?

Fonte: Atlas Virtual de Patologia - IPA

2 - Mulher, 25 anos, com sintomas de aumento de peso, fadiga, dor muscular e articular, diminuição da sudorese e da frequência de batimentos cardíacos. Apresenta elevação de TSH. De acordo com esses dados e a imagem, qual o possível diagnóstico?

Fonte: Atlas Virtual de Patologia - IPA

3 - Mulher jovem chega ao hospital com fortes dores estomacais, náuseas e vômito enegrecido. Foram realizadas uma endoscopia e uma biópsia, onde, na segunda foi observada a seguinte imagem. Qual o provável diagnóstico e causa?

Fonte: Atlas Virtual de Patologia - IPA

4 - Homem, 61 anos, apresenta forte sensação de asfixia principalmente à noite (ao deitar), sibilos respiratórios e tosse. Sabe-se que este paciente apresenta hipertensão arterial sistêmica há 20 anos. De acordo com os sintomas e a imagem, qual o provável diagnóstico e causa?

Fonte: Atlas Virtual de Patologia - IPA

5 - Paciente idoso do sexo masculino chega ao hospital com fortes dores no peito e braço esquerdo, sudorese excessiva, falta de ar, confusão mental e agitação. Recebe atendimento, mas vai a óbito em menos de 2h.  Na autópsia, a análise microscópica observada corresponde à foto abaixo. Qual a causa da morte do paciente?

Fonte: Atlas Virtual de Patologia - IPA