Exercícios

Casos clínicos - Patologia

Casos clínicos de patologia para estudo. Confira as respostas no final da página.

1 - Homem, 54 anos, sem histórico de alcoolismo, apresenta os seguintes sintomas: hematomas, fezes esbranquiçadas, icterícia, ascite e dificuldade de atenção. Observando a imagem, qual o possível diagnóstico e causa?

Fonte: Atlas Virtual de Patologia - IPA

2 - Mulher, 25 anos, com sintomas de aumento de peso, fadiga, dor muscular e articular, diminuição da sudorese e da frequência de batimentos cardíacos. Apresenta elevação de TSH. De acordo com esses dados e a imagem, qual o possível diagnóstico?

Fonte: Atlas Virtual de Patologia - IPA

3 - Mulher jovem chega ao hospital com fortes dores estomacais, náuseas e vômito enegrecido. Foram realizadas uma endoscopia e uma biópsia, onde, na segunda foi observada a seguinte imagem. Qual o provável diagnóstico e causa?

Fonte: Atlas Virtual de Patologia - IPA

4 - Homem, 61 anos, apresenta forte sensação de asfixia principalmente à noite (ao deitar), sibilos respiratórios e tosse. Sabe-se que este paciente apresenta hipertensão arterial sistêmica há 20 anos. De acordo com os sintomas e a imagem, qual o provável diagnóstico e causa?

Fonte: Atlas Virtual de Patologia - IPA

5 - Paciente idoso do sexo masculino chega ao hospital com fortes dores no peito e braço esquerdo, sudorese excessiva, falta de ar, confusão mental e agitação. Recebe atendimento, mas vai a óbito em menos de 2h.  Na autópsia, a análise microscópica observada corresponde à foto abaixo. Qual a causa da morte do paciente?

Fonte: Atlas Virtual de Patologia - IPA



Artigo por: Raphael Gonçalves Nicésio

Os artigos do blog são destinados a estudantes, profissionais e pessoas que se interessam pela biomedicina e demais áreas da saúde. O conteúdo não visa substituir as orientações de um médico, portanto não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação.

Licença Creative Commons
Esta publicação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Não é permitido duplicar, copiar ou reproduzir qualquer parte sem autorização prévia.
2007-2016. Biomedicina Brasil. Tecnologia do Blogger.