Tecnologia

Novo exame fornecerá o seu tempo estimado de vida

Um novo teste que deve chegar ao mercado na Grã-Bretanha no próximo ano dirá aos pacientes quanto tempo eles têm para viver, e naturalmente está causando controvérsia. O teste mede os telômeros de uma pessoa, as estruturas encontradas nas pontas dos cromossomos. O comprimento dos telômeros, aparentemente, correlaciona-se com a rapidez com que uma pessoa está envelhecendo biologicamente e, portanto, os pesquisadores querem oferecer aos indivíduos algumas dicas sobre o quanto mais seu corpo pode aguentar. 
Bem, alguns pesquisadores concordam com a implantação, mas outros não têm tanta certeza se é uma boa ideia. O teste, desenvolvido no Spanish National Cancer Research Centre, será comercializado através da empresa Life Length, que está em negociações com empresas de diagnósticos médicos por toda a Europa. Quando estiver à venda no próximo ano, custará cerca de US$ 700.
O procedimento será muito simples: fornecendo uma amostra de sangue, o teste verificará o comprimento de seus telômeros, que são basicamente utilizados para determinar a sua idade biológica. A pesquisa mostrou que pessoas com telômeros mais curtos do que o normal têm menor expectativa de vida média do que aquelas com telômeros maiores. Podem também ter um caso grave de ansiedade dos telômeros que não era conhecido anteriormente. 
Os críticos vêm essa novidade como um problema pelo fato de que as seguradoras podem começar a exigir o teste do telômero e usá-lo para determinar as taxas de seguro de vida e seguro-saúde, como também provocar os temores da morte nas pessoas, podendo até cometer fraudes oferecendo alternativas medicinais falsas para prolongar os seus telômeros/vidas.
Os pesquisadores envolvidos também esperam que o teste de telômeros possa fornecer informações vitais sobre as mortes prematuras devido a muitas condições variáveis, como Alzheimer, câncer e doenças cardiovasculares. Eles acreditam que nos próximos 5 a 10 anos, essas análises estarão muito mais difundidas. Embora o valor seja alto, eles esperam ser capazes de derrubar os preços com o aumento da demanda.


Medical Xpress

Artigo por: Raphael Gonçalves Nicésio

Os artigos do blog são destinados a estudantes, profissionais e pessoas que se interessam pela biomedicina e demais áreas da saúde. O conteúdo não visa substituir as orientações de um médico, portanto não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação.

Licença Creative Commons
Esta publicação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Não é permitido duplicar, copiar ou reproduzir qualquer parte sem autorização prévia.

0 comentários:

Postar um comentário

2007-2016. Biomedicina Brasil. Tecnologia do Blogger.