29.1.11

Luta contra a Hanseníase

A Semana Mundial de Luta contra a Hanseníase, de 25 a 31 de janeiro, será marcada por atividades em todo o país, todas objetivando alertar a sociedade sobre os sinais e sintomas da doença e a busca ativa de novos casos da doença. Em Brasília, será realizado no dia 29 de janeiro, às 10 horas, no Auditório Emílio Ribas (Edifício-Sede do Ministério da Saúde), o debate Hanseníase no Brasil: Avanços e Desafios, com a participação das coordenadoras geral do Programa Nacional de Controle da Hanseníase, Maria Aparecida de Faria Grossi, de Pesquisa e Processamento de Demandas do MS, Maria Augusta Assirati, e do Grupo de Apoio às Mulheres Atingidas pela Hanseníase (Gamah), Marly Marques. “É importante que a mobilização envolva todo o país, para que a população saiba como reconhecer os sinais e sintomas da hanseníase e como desenvolver ações de prevenção”, afirma Aparecida Grossi.
Em Pernambuco, umas das atividades da Semana será a entrega de prêmios do I Concurso Pernambucano de Educação em Saúde – Tema: Hanseníase, no dia 26. O concurso contou com a participação de alunos de escolas públicas, com idades de 11 a 16 anos, que produziram histórias em quadrinhos sobre a doença. Os sinais e sintomas da doença serão divulgados nos vidros traseiros de 40 ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife.
Em Mato Grosso, será realizado no dia 29 o I Encontro de Pacientes e Ex-Pacientes de Hanseníase do Estado de MT, além de divulgação de informações e celebração de Missa pelo Dia Mundial de Combate à Hanseníase, no dia 31. Já no Piauí, além dos mutirões de detecção de casos em diversos municípios do Estado, também será realizado o Curso de Gerentes Municipais em Hanseníase.
Nos estados de Rondônia, Sergipe e Goiás também haverá distribuição de panfletos e palestras de sensibilização e apresentações teatrais em empresas, escolas, igrejas, centros comunitários e outros locais públicos. No Distrito Federal, o principal evento ocorre na semana posterior, no dia 4 de fevereiro, quando acontece o II Encontro de Pacientes e Ex-Pacientes de Hanseníase do Distrito Federal.

Para mais informações, acesse o site da campanha do Ministério da Saúde.

COMPARTILHE

Autor(a):

Os artigos do blog são destinados a estudantes, profissionais e pessoas que se interessam pela biomedicina e demais áreas da saúde. O conteúdo não visa substituir as orientações de um médico, portanto não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação.

0 comentários: