Microbiologia

Luta contra a Hanseníase

A Semana Mundial de Luta contra a Hanseníase, de 25 a 31 de janeiro, será marcada por atividades em todo o país, todas objetivando alertar a sociedade sobre os sinais e sintomas da doença e a busca ativa de novos casos da doença. Em Brasília, será realizado no dia 29 de janeiro, às 10 horas, no Auditório Emílio Ribas (Edifício-Sede do Ministério da Saúde), o debate Hanseníase no Brasil: Avanços e Desafios, com a participação das coordenadoras geral do Programa Nacional de Controle da Hanseníase, Maria Aparecida de Faria Grossi, de Pesquisa e Processamento de Demandas do MS, Maria Augusta Assirati, e do Grupo de Apoio às Mulheres Atingidas pela Hanseníase (Gamah), Marly Marques. “É importante que a mobilização envolva todo o país, para que a população saiba como reconhecer os sinais e sintomas da hanseníase e como desenvolver ações de prevenção”, afirma Aparecida Grossi.
Em Pernambuco, umas das atividades da Semana será a entrega de prêmios do I Concurso Pernambucano de Educação em Saúde – Tema: Hanseníase, no dia 26. O concurso contou com a participação de alunos de escolas públicas, com idades de 11 a 16 anos, que produziram histórias em quadrinhos sobre a doença. Os sinais e sintomas da doença serão divulgados nos vidros traseiros de 40 ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife.
Em Mato Grosso, será realizado no dia 29 o I Encontro de Pacientes e Ex-Pacientes de Hanseníase do Estado de MT, além de divulgação de informações e celebração de Missa pelo Dia Mundial de Combate à Hanseníase, no dia 31. Já no Piauí, além dos mutirões de detecção de casos em diversos municípios do Estado, também será realizado o Curso de Gerentes Municipais em Hanseníase.
Nos estados de Rondônia, Sergipe e Goiás também haverá distribuição de panfletos e palestras de sensibilização e apresentações teatrais em empresas, escolas, igrejas, centros comunitários e outros locais públicos. No Distrito Federal, o principal evento ocorre na semana posterior, no dia 4 de fevereiro, quando acontece o II Encontro de Pacientes e Ex-Pacientes de Hanseníase do Distrito Federal.

Para mais informações, acesse o site da campanha do Ministério da Saúde.

Artigo por: Raphael Gonçalves Nicésio

Os artigos do blog são destinados a estudantes, profissionais e pessoas que se interessam pela biomedicina e demais áreas da saúde. O conteúdo não visa substituir as orientações de um médico, portanto não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação.

Licença Creative Commons
Esta publicação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Não é permitido duplicar, copiar ou reproduzir qualquer parte sem autorização prévia.

0 comentários:

Postar um comentário

2007-2016. Biomedicina Brasil. Tecnologia do Blogger.