28.1.11

Biomédica obtém mandado de segurança

"Depreende-se da Lei nº 6.684/79 que a profissão de Biomédico abrange a atividade exercida pelo Biólogo, pois, para o exercício desta profissão, basta que o profissional tenha formação em qualquer especialidade das Ciências Biológicas, sendo que todo Biomédico é graduado em Ciências Biológicas, na modalidade médica. Assim, todo Biomédico tem habilitação para exercer a atividade de Biólogo, uma vez que possui formação em Ciências Biológicas, mas nem todo Biólogo tem habilitação para a Biomedicina. Tratando-se de concurso público para o exercício da profissão de Biólogo, está habilitado para o ingresso no cargo o candidato graduado em Biomedicina, mesmo que o edital preveja como requisito tão somente a graduação em Biologia".
Este é o teor da emenda na qual os desembargadores do Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, por maioria, concederam mandado de segurança a Daphne Renata Tavares do Amaral contra o ato do governador do Distrito Federal, que impediu a sua posse no cargo de especialista em saúde, especialidade Biólogo, da carreira de assistência em saúde do quadro de pessoal do Distrito Federal, por não possuir a impetrante o diploma de conclusão do curso de graduação em Biologia, exigido no edital, mas sim do curso de graduação em Biomedicina.
Em seu voto, que foi acompanhado pela maioria, o relator, desembargador Natanael Caetano, concedeu a segurança e determinou que "a autoridade coatora se abstenha de exigir da impetrante a graduação em Biologia, uma vez que o diploma de conclusão do curso de Biomedicina, bem como o registro no Conselho Regional de Biomedicina, supre o requisito de formação exigido para o exercício do cargo, devendo a candidata ser empossada no cargo, caso preenchidos os demais requisitos".


Revista do Biomédico

COMPARTILHE

Autor(a):

Os artigos do blog são destinados a estudantes, profissionais e pessoas que se interessam pela biomedicina e demais áreas da saúde. O conteúdo não visa substituir as orientações de um médico, portanto não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação.

0 comentários: