Neurologia

A ciência da mágoa

Um fascinante documentário que investiga alguns dos mistérios mais intrigantes do coração e acompanha os cientistas na linha de frente da ciência cardíaca.

Histórias incríveis do mundo inteiro parecem sugerir que o coração é um órgão muito mais complexo e misterioso do que se imaginava.

Será realmente possível morrer por um coração partido? As experiências com pacientes de transplante de coração provam que o órgão é capaz de armazenar memórias?

Como as doenças cardíacas são hoje a maior causa de mortes no mundo, este programa analisa o músculo mais importante do corpo humano de uma forma revolucionária. Desde as incríveis novas conexões entre o coração e a mente até o intrigante sistema de neurônios apelidado de “o pequeno coração no cérebro”, esta é a vida secreta do coração humano.

Questionando opiniões médicas consagradas, este documentário investiga se as pessoas podem morrer em decorrência de uma desilusão amorosa ou se as mentes podem causar as doenças cardíacas, e se o coração compartilha algumas das funções cerebrais mais cruciais.

Enfim, tudo indica que os poetas tinham razão: nossas mentes e corpos estão mesmo estritamente ligados e a expressão “coração partido” contém uma verdade literal, além da metafórica.

Discovery Channel

Artigo por: Raphael Gonçalves Nicésio

Os artigos do blog são destinados a estudantes, profissionais e pessoas que se interessam pela biomedicina e demais áreas da saúde. O conteúdo não visa substituir as orientações de um médico, portanto não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação.

Licença Creative Commons
Esta publicação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Não é permitido duplicar, copiar ou reproduzir qualquer parte sem autorização prévia.

0 comentários:

Postar um comentário

2007-2016. Biomedicina Brasil. Tecnologia do Blogger.