20.6.10

Imunização contra H1N1 atingiu 81 milhões de pessoas

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta quinta-feira (17) que 81 milhões de pessoas foram vacinadas em 2010 contra a gripe A (H1N1). O número, registrado às 9h da manhã, representa mais de 88% do público-alvo da vacinação, que é de 92 milhões de pessoas.
Os dados mostram que o governo conseguiu cumprir a meta de 80% de vacinação das pessoas que mais corriam risco de adquirir a doença. "É a maior vacinação que já aconteceu [na história do país]", disse o ministro durante entrevista coletiva em Brasília.
Segundo Temporão, o Brasil foi o país que mais vacinou em termos percentuais a população contra o vírus A H1N1. "42% da população brasileira foi vacinada. O Brasil vacinou um número de pessoas praticamente igual à população da Alemanha", disse.
O ministro também informou que a vacinação continuará nas cidades em que a meta não foi cumprida, e que novos dados sobre a vacinação ainda estão chegando ao ministério.
Mortes
De acordo com o Ministério, em 2010 até agora houve 609 casos graves da nova gripe no país, sendo que 45% das pessoas que foram hospitalizadas por essa doença tinham algum fator de risco e 16% eram gestantes. Entre esses casos, 74 pessoas morreram. Dessas, 54% tinham fatores de risco e 27% eram gestantes. A maior parte dos óbitos (57%) ocorreu na região Norte.
Em 2009, foram registrados 2.051 óbitos pela nova gripe no país. Desse total, 1.539 (75%) ocorreram em pessoas com doenças crônicas e 189 (9%) entre gestantes.

G1

COMPARTILHE

Autor(a):

Os artigos do blog são destinados a estudantes, profissionais e pessoas que se interessam pela biomedicina e demais áreas da saúde. O conteúdo não visa substituir as orientações de um médico, portanto não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação.

0 comentários: